Uma busca recorrente na internet é sobre o impacto ambiental da energia solar. Vamos esclarecer as dúvidas sobre isso?
Em resumo, seus impactos negativos são mínimos, e os poucos impactos vistos se compensam com os benefícios que a energia traz. Em outras palavras, se teria um impacto positivo, apesar da associação negativa da palavra.
A energia solar é sempre dita como uma fonte de energia limpa e sustentável. Comparado com outras fontes de energia, de fato a afirmativa está correta.
No Brasil, aproximadamente 60% da energia vem de hidrelétricas. Contudo, nos 40% restantes, se tem energias emissoras, principalmente as térmicas. Em outras palavras, a geração pela queima de combustíveis e a energia nuclear.
Porque dizem isso?
A energia solar é renovável, mas ainda assim existem argumentos que tentam dizer o contrário. Normalmente, esses argumentos questionam o ciclo que ela envolve, e não a energia em si. Assim como se tem o argumento sobre o Impacto Ambiental da Energia Solar, a lista de benefícios é clara, sem argumentos contra ela. O consumo da energia sustentável significa uma redução equivalente nas emissões de carbono. A sua longevidade, de cerca de três décadas com perdas mínimas na geração significam que, proporcionalmente a seu ciclo de vida, seus benefícios serão prolongados.
Primeiramente, vamos seguir toda a produção do painel. A estrutura em volta dos painéis, de alumínio, é altamente reciclável. Assim como o vidro usado para proteger as suas células. Os outros metais de seus condutores também são facilmente recicláveis. Sobretudo, devemos considerar seu elemento mais importante: O silício. O mineral é abundante na superfície, e se encontra em tudo. Cola para vedação, construção, eletrônicos, e até próteses. O silício dos painéis solares já é reciclado em muitos países, e está começando a ser reciclado no Brasil.
Em seguida, temos a própria fabricação dos módulos. Cada vez mais, as indústrias por trás dos componentes tenta ser sustentável. Diversas fabricantes já contam com certificados como o ISO 14001 para a sua gestão sustentável. Até mesmo fornecedores e distribuidores contam com o certificado. Isto é um sinal que cada vez menos poluentes serão emitidos enquanto o painel está sendo produzido e entregue.
O Impacto Ambiental na instalação da Energia Solar
Finalmente, podemos chegar na questão da sustentabilidade na instalação. Antes de mais nada, devemos definir qual é a instalação a qual vamos nos referir. Afinal, uma Fazenda Solar e uma instalação de geração própria em um telhado são bem diferentes, como quem está acompanhando o nosso blog sabe.
Devido ao espaço de uma Fazenda Solar, alguns fatores podem ser questionados. Acima de tudo, devido ao seu espaço, costuma se associar que é necessário o desmatamento e a terraplanagem. Apesar da associação, a maioria das fazendas solares são realizadas em terrenos quase planos, e de vegetação baixa, de fácil remoção. Afinal, assim como nós, quem está criando a usina fotovoltaica planeja a economia e o mínimo de impacto negativo. Aliás, muitas empresas de energia sustentável, do mesmo modo as que fabricam seus componentes, visam certificados ecológicos.
Em contrapartida, o sistema fotovoltaico “de telhado” como podemos chamar para simplificar, não teria esse impacto. A construção que já tem o telhado ou laje, e o espaço, muitas vezes não aproveitado, ganha um proveito novo verticalmente. Enquanto abaixo pode se ter uma residência, comércio, empresa ou indústria, que já se tem proveito, a geração está logo acima. Dessa maneira, mais um dos “impactos” argumentados na fazenda solar não se aplica.
Claro que não se deve também exagerar a sua eficiência e sustentabilidade. Algumas pessoas dizem que se todos os telhados do Brasil tivessem painéis fotovoltaicos, a geração de energia seria suficiente para suprir todo o país. Porém, isso dependeria muito de telhado para telhado, em virtude de diversos fatores, podendo ser considerado um exagero.
Agora que você leu mais e conhece o impacto positivo, a energia solar parece ter mais vantagens?
Nós te convidamos para pedir um orçamento. Assim, você também poderá ter um meio sustentável de economizar enquanto ajuda o meio ambiente!