Energia Solar por Assinatura? Como funciona?

Uma das tendências que se encontra no momento buscando pela energia solar é a oferta de sua venda por assinatura. Em outras palavras, comprar energia solar de uma usina independente. A energia solar por assinatura ainda usa a rede da distribuidora. Entretanto, ainda se pagam as taxas da distribuidora, em conjunto com a energia para a usina que a está gerando.

A tendência da venda de energia aumentou com o número de empresas que estão investindo na energia solar. Com o mercado repleto de empresas anunciando o serviço, é comum se ter dúvidas. Antes de mais nada, quanto você vai economizar com a energia solar por assinatura de uma empresa? O valor pode variar muito de empresa para empresa, com a média atual em torno de 20%, ou um quinto da conta. Considerando que não se tem investimento, a economia é imediata, o que é um fator importante para muitos de seus clientes.

Como funciona a energia solar por assinatura?

Semelhante a qualquer compra ou venda de energia pelo mercado livre, as empresas que estão produzindo a energia contam com uma usina ampla. Enquanto a microgeração com o consumo próprio cabe em um telhado, a geração comercial é bem diferente. Principalmente precisando de um espaço maior, costuma-se criar Fazendas Solares, apesar da possibilidade do uso do telhado da planta de uma indústria. Dentro desta escala, se tem duas possibilidades. Primeiramente, o ingresso da empresa no mercado livre de energia. Em segundo lugar, acordos firmados entre a empresa que produz a energia e a distribuidora.

Ao se assinar o contrato para a compra da energia, a funcionalidade é semelhante a dos créditos de energia solar. O assinante recebe um valor em créditos de acordo com o seu contrato, que abate a conta de luz no valor de acordo. A energia em si continuará passando pela rede, e portanto você continua pagando as taxas do uso da rede. O excesso que se consuma acima dos créditos continuará sendo pago como o consumo normal da distribuidora.

Em algumas empresas, essa assinatura é tratada como o aluguel de uma parte de sua geração. Portanto, pode ser feita como uma maneira para o contrato sempre entregar de acordo com a sua geração total. No entanto, a energia desse tipo de contrato pode ter mais variação, dependendo das condições climáticas e da época do ano.

Como economizo ainda mais?

A economia com a energia solar, apesar de ser boa mesmo em seu sistema por assinatura, pode ser melhor ainda com a geração própria. Apesar de ser um investimento que possa parecer caro, seu retorno é garantido com a economia. A economia subiria de cerca de 20% para até 99%, tendo apenas o custo do valor mínimo da distribuidora. Além disso, a economia é suficiente para que o sistema se pague de quatro a cinco anos, com a longevidade para durar de vinte a vinte e cinco anos economizando ainda mais. E tudo isso conta com o mínimo de manutenção possível!

Quer conhecer mais sobre a energia solar por assinatura? Aprenda sobre algumas delas, como a Stella, recentemente comprada pela Ultragaz, ou a Heineken.

Se preferir, faça a decisão mais econômica e invista em um sistema para a sua geração própria no botão a seguir: Peça um Orçamento!