O que é uma Fazenda Solar?

Apesar da associação com o termo “Fazenda”, uma Fazenda Solar não é diretamente relacionada a área rural.

Em resumo, fazenda solar é o termo utilizado para uma área grande para a geração da energia fotovoltaica, com investimentos altos. Instalar um sistema desses é um investimento grande, mas pode ser viável para empresas, condomínios ou a venda de energia. Vale a pena relembrar que devido a sua escala e o modelo de negócios por trás de uma venda e seu investimento, isso não é tão simples quanto pode parecer.

Demanda e Atendimento

Uma fazenda solar atende a uma demanda bem maior do que a de uma residência ou empresas comuns. Sistemas de consumo próprio costumam ser categorizados como a Microgeração. Esse tipo de sistema é o mais comum, sendo instalados em telhados, coberturas, ou espaços menores próximos de seus usuários. Desse modo, um sistema de Microgeração abastece o seu usuário, e primeiramente a unidade em que está, com o seu excesso abastecendo outras propriedades de seu dono.

 

Já em uma fazenda solar, você tem um espaço bem maior reservado a geração, para abastecer outros. Enquanto ainda se tem a Minigeração nesse tipo de local, a demanda costuma ser externa. Não só ela pode abastecer uma empresa ou condomínio, mas também possibilita a geração comercial, para a venda no mercado livre de energia. O sistema é feito para atender uma demanda significativamente maior, portanto não deve ser visto como um investimento viável sem um bom planejamento antes. Quem será seu mercado, como você venderá, a manutenção será levada em mente?

Esta instalação em solo tem bastante em comum com as grandes fazendas de energia solar, apesar da diferença de tamanho.

Vantagens e Desvantagens de uma Fazenda Solar

Para empresas que se interessam no investimento, pode ser altamente viável de se criar uma fazenda solar. Em contraste, não se tem muita viabilidade para empreendedores impulsivos, devido ao planejamento extensivo. Com o plano de negócios em mente, se verificam os fatores para trazer o melhor resultado, e fazer a escolha certa.

Para a maioria das empresas, recomendamos aproveitar a área do próprio telhado, afinal uma das maiores desvantagens que levamos em conta é a ocupação de uma área significante no solo, em contraste com o espaço acima de uma área que já está sendo aproveitada. Outros dois pontos negativos estão no aspecto econômico. Enquanto um sistema residencial se paga em quatro a cinco anos, uma fazenda solar se torna um investimento a um prazo ainda maior. Além disso, a manutenção começa a ser bem maior, devido ao espaço utilizado. Não apenas a limpeza é mais frequente, mas também são necessários mais reparos e cuidados com a área. Enfim, se tem as questões da própria área, como o custo dela e de seu preparo para as estruturas, maiores do que a de um telhado.

Entretanto, como mencionado anteriormente, se tem uma possibilidade bem maior para a geração da energia com esse tipo de sistema. Além disso, ela possibilita uma melhor eficiência dos painéis em sua estrutura, que possibilita o direcionamento e ajuste de ângulo. Da mesma forma, viabiliza-se a tecnologia dos Trackers, programados para melhorar a eficiência com o ângulo ideal ao longo do dia. Os trackers também servem como uma proteção extra para reduzir os danos com as condições do tempo, como ventos fortes, sendo mais um bom investimento. O ponto mais claro continua na possibilidade de se vender a energia comercialmente, pelo mercado livre de energia.

A Fazenda Solar é a melhor solução para mim?

Geralmente, a resposta para essa questão é não. Porém, dependendo da situação e da intenção de uso, a instalação de uma fazenda solar pode ser viável. Entrando em contato com os nossos engenheiros, eles poderão indicar a melhor solução para você. Com o intuito de sempre entregar o melhor, nossos engenheiros analisam todos os detalhes e oportunidades.