O que é a Pegada de Carbono e como a Reduzo?

A pegada de carbono é um termo bem recorrente quando se fala sobre sustentabilidade. Apesar de sua frequência, tem vezes que se tem a impressão que o termo já virou mais um jargão. “Reduza sua pegada de carbono com o nosso produto!” é comum em empresas que prestam serviços e vendem produtos que possam ter benefícios ecológicos.

Mas você sabe o que é a Pegada de Carbono, o que isso muda para o ambiente, e como reduzir as suas emissões?

O Dióxido de Carbono, ou CO₂, sempre foi liberado na atmosfera pelo ser humano em todas as suas atividades. Devido ao avanço tecnológico, desde 1760, na revolução industrial, o aumento das emissões começou a disparar. Em grandes quantidades, isso pode ser muito prejudicial.

A Relevância do Carbono

O carbono sustenta a vida na Terra, envolvendo todos os seres vivos em seu ciclo. Além disso, o carbono literalmente move o mundo com os combustíveis, usados para o transporte, fabricação e geração de energia menos sustentável. O problema não é o carbono estar na atmosfera, mas sim o alto volume dele.

O dióxido de carbono em si, só se torna um poluente quando o ciclo não é mais suficiente para o aproveitar. Esse excesso tem a possibilidade de reagir aos gases da atmosférica, principalmente na camada de ozônio, e é o maior responsável pelo aquecimento. Ou seja, causa o aquecimento global, retém a temperatura alta e contribuí ao aquecimento global. Devido a diversos fatores, como a oxigenação do ambiente, a temperatura e problemas da poluição em um ambiente, é possível ver o impacto no nosso cotidiano. Seja a fuligem dos carros que se acumula em centros urbanos, seja a queda da qualidade da colheita do agronegócio, ou a dificuldade para a planta de um jardim crescer.

O que é a Pegada de Carbono?

A pegada de carbono é usada como o nome para definir o carbono emitido das atividades realizadas por cada indivíduo ou empresa. Todo fator conta para se calcular as emissões, e, portanto, a pegada. Algumas ações de nosso cotidiano tem um consumo que podemos não perceber. Por exemplo, ir de carro até o supermercado parece o aspecto mais óbvio da emissão do carbono. Enquanto no supermercado, o consumo da energia elétrica é constante, seja pela iluminação, refrigeração, o computador do caixa…
E isso ainda não é tudo. Por trás da fabricação de cada produto nas prateleiras, se tem a emissão do carbono. Da mesma forma, o caminho do produto até o supermercado tem ainda mais emissões. O armazenamento do produto também tem as emissões, principalmente na refrigeração. O transporte dos funcionários até o local de trabalho pode ser considerado como mais um fator. E, para ir mais para trás ainda, podemos levar em consideração a extração da matéria prima e seu transporte até a fábrica.

Está começando a parecer impossível de se estimar quantas emissões estão por trás do seu cotidiano?

Como Calcular

Fazer o cálculo da pegada de carbono é complicado, devido aos inúmeros fatores que devem ser considerados. Para a nossa conveniência, existem várias ferramentas online que fazem o cálculo, em páginas principalmente de agências ecológicas. Até mesmo a Prefeitura de Recife tem uma calculadora para as suas emissões de carbono, em que vai apontar a principal causa de suas emissões.

Elas costumam seguir o mesmo roteiro para o cálculo, seguindo o número de pessoas em uma residência, gasto de energia, consumo de gás de cozinha, transportes como veículos e transporte público, e viagens feitas. Algumas calculadoras incluem a dieta e o que se consome no cálculo, semelhante ao exemplo do supermercado dado acima.

 

Como reduzo minha Pegada de Carbono?

Carro Elétrico com um fio de tomada para representar o carregador.

Alternativas de Transporte

O transporte é uma das melhores maneiras para se reduzir a emissão de carbono.

Apesar de não ser possível para muitos se livrar do carro, como pode ser sugerido por alguns artigos, o substituir por um veículo elétrico pode ser uma opção viável, principalmente em conjunto com uma fonte de energia renovável que o carregue.

Representação minimalista de um painel de energia solar fotovoltaica para a geração em solo. Poderia ser utilizada em uma empresa, residência, condomínio ou agronegócio.

Energia Renovável

Uma energia limpa e renovável, de geração própria, significa reduzir o consumo de emissores de carbono. Apesar do Brasil ter uma boa parte de sua energia vindo de hidrelétricas, também renováveis, por certo há outras fontes no meio, principalmente para não ficar sem energia em crises hídricas.

Como sempre dizem, se você mesmo produzir, você terá certeza da origem. Além de te dar uma boa imagem.

Energia compartilhada, ou energia limpa dependendo do contexto da folha. Pode ser parte de um processo para reduzir a pegada de carbono de um usuário.

Eletrodomésticos Atualizados

O consumo da energia elétrica envolve outra grande parte das emissões. Ter o seu sistema em dia, ou reduzir o consumo são boas opções para a melhoria. Além de economizar com a sua conta de energia por reduzir o consumo, você também terá uma redução das emissões de carbono!

Até mesmo um fogão pode ser atualizado, reduzindo o consumo de gás de cozinha. Por exemplo, um fogão de indução e um forno elétrico são possibilidades viáveis do mercado atualmente.

Energia compartilhada, ou energia limpa dependendo do contexto da folha. Pode ser parte de um processo para reduzir a pegada de carbono de um usuário.

Escolha dos Produtos

Apesar de não esperar que você tenha como acompanhar o produto desde a origem de sua matéria-prima até o seu descarte, é possível ter uma noção, com um pouco de pesquisa, e com a escolha de embalagens que possam ser recicladas de maneira fácil.

A sua mudança e preferência na escolha de produtos pode até ser o começo de uma mudança no mercado, que incentive empresas a produzirem opções mais ecológicas.