Um Condomínio Residencial tem o maior potencial para a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica. Não apenas o espaço é amplo para a instalação, como também contam com uma melhor iluminação sem sombras. Dessa maneira, se tem um melhor proveito dos painéis para a geração mais eficiente.
Benefícios ao Morador
A princípio, a decisão da instalação da energia solar costuma vir por parte dos próprios moradores do condomínio residencial. Acima de tudo, o fator mais importante costuma ser a economia que o morador tem na sua conta de energia com a geração própria. Taxas de consumo de rede ocorrem em sistemas conectados a rede de distribuídora e sistemas híbridos, limitando que a economia chegue a 95%, em troca da vantagem do excesso produzido sendo enviado à rede. Esse envio muitas vezes acaba mal-interpretado como se fosse uma “Venda” da energia de volta à concessionária.
O que muitas páginas tentam passar como se fosse um sistema lucrativo aos clientes é na verdade o sistema de créditos com a sua concessionária.
Você pode ler mais sobre os créditos no nosso blog, com o Engenheiro Marcel Lopes: Você sabe como funcionam os créditos de energia solar?
No entanto, existem outros benefícios, como a energia do sistema limpa, sem resíduos, poluentes ou gases do efeito estufa envolvidos em seu processo. Apesar de sua longevidade, no final do ciclo seus componentes são recicláveis, ou seja, mesmo daqui a décadas, não existirá a preocupação com resíduos. Aliás, por falar em sua longevidade, esta é uma vantagem importante: Um sistema pode durar entre vinte e trinta anos com pouca manutenção, muitas vezes só precisando ser limpo de tempo em tempo. Com uma boa escolha de equipamentos e uma instalação cuidadosa feita por especialistas, essa longevidade pode ser garantida.
Entre as vantagens, também pode se incluir que a fonte da energia é renovável, o que pode parecer meio óbvio a princípio, por se tratar do sol, mas significa que temos bilhões de anos garantidos com a sua fonte. Ou seja, não há preocupações com o seu uso, em comparação com fontes limitadas, como combustíveis comuns na geração.
Benefícios da Energia Solar para o Condomínio Residencial
A preocupação de síndicos e associações de moradores pode ser de como uma obra dessas poderia afetar o local inteiro. Seja pelo ruído para instalar, ou até questões de estéticas, como foi observado com um cliente. Nossos engenheiros estão disponíveis para participar de uma reunião com os condomínios, em que podemos esclarecer as dúvidas dos moradores, facilitar o serviço e possibilitar a negociação de uma forma mais organizada.
A energia limpa pode ser aproveitada pelo condomínio inteiro. O ambiente inteiro ficará mais limpo, melhorando a qualidade de vida de seus residentes. Sejam crianças querendo brincar do lado de fora, ou idosos caminhando para se manter saudáveis, quanto mais gente contribuir para reduzir a poluição, melhor ficará o ambiente. Esse ambiente costuma ser altamente valorizado, com um valor maior aos imóveis dos moradores. Da mesma forma, os imóveis atraem novos clientes, e podem trazer um retorno financeiro maior para os residentes que estiverem se mudando.
Com a Lei 14300 também ocorre uma nova possibilidade para os residentes, com o compartilhamento da energia solar gerada dentro do condomínio residencial. Assim se possibilita a microgeração ou minigeração distribuída, com mais economia para todos, e mais uma forma da comunidade estar integrada.
Peça a Energia Solar no seu Condomínio Residencial
Se você se interessou, preencha os nossos formulários e entre em contato. Atendemos síndicos, moradores, empresas e outros que estejam interessados, podendo apresentar sistemas de alta qualidade para garantir que você não terá problemas, e aproveitará a longevidade. Nós convidamos associações de condomínios a agendarem para que um de nossos Engenheiros apresente como trabalhamos, nosso foco em qualidade, e como podemos atender os clientes da melhor maneira.
Veja também como Carregadores Veiculares podem ser bons para o seu condomínio!