Por Que Tiramos Fotos de Drones

Você provavelmente já viu as Fotos de Drones que nós usamos para mostrar o nosso trabalho, seja pelo portfólio ou nas redes sociais, como o nosso Instagram e Facebook. E pessoalmente, eu tenho que dizer que eu adoro ver essas imagens de ângulos diferentes, mas você sabia que elas têm um objetivo além de “parecer bonita” para os nossos posts? Aproveitando o Dia Mundial da Fotografia, vamos falar mais sobre isso.

Os Drones se tornaram uma ferramenta interessante principalmente quando envolvem alturas. Durante a visita aos nossos clientes, você pode perceber que observamos o local com o drone, e tiramos fotos do espaço. As fotos tiradas por esse meio permitem, de forma prática, que o projeto seja executado para garantir a melhor instalação para os nossos clientes.

O uso de Drones é cada vez mais comum

Quando eram uma tecnologia mais nova, muita gente via drones como um brinquedo ou um nicho, assim como aqueles helicópteros de controle remoto. Um dos nomes que se davam aos drones no começo, para clareza do que são, era o Quadcóptero, helicóptero de quatro hélices.

Hoje em dia, se tem vários usos profissionais, e existem cursos de certificação para seus pilotos. Ainda existem os shows e corridas que os utilizam, e eles até estão sendo usados com luzes para substituir fogos de artifício, como foi feito na Califórnia este ano. Empresas de Delivery estão utilizando os drones, o maior exemplo sendo a Amazon, e o anúncio do começo deste ano do popular aplicativo iFood.

Ainda existem mais usos inusitados, como na agricultura, em que podem supervisionar áreas grandes com praticidade, irrigar ou distribuir pesticidas. Vários aspectos de segurança são facilitados com drones. Eles podem transportar uma boia ou medicamentos, localizar pessoas, ou até monitorar várias áreas como uma câmera móvel.

O aspecto audiovisual das fotos e filmagens ainda é o ponto de maior foco. Assim se obtém várias imagens utilizadas atualmente em diversas mídias. Turismo, fotografia artística e criação de conteúdo por exemplo. Este conteúdo, seja online, em cenas de filmes e séries, ou até na televisão, como na série de documentários Brasil Visto de Cima, está cada vez mais popular. As fotografias da Aztec tem outra função mais técnica, mas esse aspecto de entretenimento sempre é bem-vindo para o aproveitamento destas imagens.

Mas como a Aztec usa as fotos de Drones?

Para o uso na engenharia, o Drone em conjunto com softwares permite a inspeção rápida de um local e para a conveniência de nossos clientes. Sem a vista dos drones, nossos engenheiros teriam que pedir a planta do local de instalação, o que pode se tornar uma tarefa burocrática para residências mais antigas.

Porém, muitos leitores que conhecem os outros artigos de nosso blog já reconhecem que o espaço do telhado é apenas um de muitos fatores, com as questões como a incidência, dependendo do ângulo do telhado, e o mais importante, prédios e árvores em volta que possam projetar sombras, o que reduz a eficiência dos painéis.

Com a inspeção de um drone, em conjunto com os softwares próprios, um engenheiro da Aztec pode garantir que a instalação do cliente atingirá as necessidades de sua demanda de energia. Assim, o mínimo de equipamento será necessário, para a economia do cliente, com a melhor performance possível.

Anos depois da instalação, caso seja necessário ampliar o número de painéis, ou um registro de como o projeto de instalação foi entregue, ainda se terá o registro salvo com as fotos de drones. Afinal, a garantia dos painéis passa de décadas, com algumas marcas, fazendo o registro a longo prazo ser importante.

Imagem de um painel de geração de energia fotovoltaica.
Gostou de saber como o time da Aztec Energia faz tudo para garantir a qualidade de seu projeto?