🇺🇸

Tendências da Energia Solar em 2025

Estamos chegando no fim de ano e com isso um momento para analisar as tendências da energia solar nos esperam em 2025. Com a nossa experiência atuando nesta área desde 2016, podemos analisar o cenário aplicando a experiência e nosso foco nas inovações da área. Estas tendências vêm por consequência de diversos fatores, portanto nos aprofundaremos não só nas tendências, mas também no que as tornam necessárias. Vale ressaltar que não falaremos apenas de tendências tecnológicas, mas também variações do uso de tecnologias atuais, e o porquê destas tendências.

Para contextualizarmos o cenário da energia solar, é importante observarmos a principal mudança que este setor teve nos últimos anos. As mudanças da Lei 14.300 de 2022, também conhecida como o Marco Legal da Geração Distribuída. Mais vulgarmente a conhecemos como a “Taxação do Sol”. Contudo, na realidade, temos alguns principais pontos que você deve considerar para esta lei. Estas são a proteção do uso dos créditos de energia para a compensação pelo excesso que geramos durante o dia, possibilitando o uso desta energia durante a noite. Isto viabiliza a economia mesmo sem o uso de baterias solares. O que foi chamado de “taxação” na verdade se trata da correção da cobrança do uso da rede sobre o consumo destes créditos.

Como uma lei de 2022 continua influenciando nas tendências de 2025

Desde que esta entrou em vigor no início de 2023, a cobrança do uso da rede está sendo implementada sob incrementos de 15% ao ano. Em outras palavras o quanto mais créditos você precisar consumir, como em um local aberto durante a noite, maior será o uso da rede. Além disso esta Lei constou com mudanças para toda a operação das concessionárias de energia em relação aos sistemas fotovoltaicos na rede destas. A lei também trouxe à tona soluções e padronizações do autoconsumo remoto, ou seja, a possibilidade de transferirmos créditos de energia entre imóveis de um mesmo titular. Embora este já fosse possível anteriormente, o processo se tornou bem mais rápido com estas mudanças.

Contudo, estas questões dos créditos de energia e incentivos fiscais que a lei trouxe tiveram seu impacto. Durante 2022, tivemos um pico de demanda devido a esta lei, onde todo mundo quis instalar antes de ser “Taxado”. Isto levou fornecedores a se acostumarem com volumes de vendas elevados, em conjunto a expectativa de não se ter uma queda do volume de vendas quando a lei entrasse em vigor. Por consequência, esta queda trouxe aos fornecedores a necessidade de liquidar o estoque excessivo, e o equipamento fotovoltaico teve a redução dos custos neste período. Mas agora estamos em um período onde estes estoques estão terminando, e com isso a tendência será que o custo do equipamento volte a subir.

Obstáculos para a Economia com Energia Solar em 2025

Apesar dos benefícios destas leis, frequentemente vemos fatores relacionados ao consumo de energia e suas modalidades, trazendo discussões ao tema. Um dos principais mal-entendidos da geração de energia solar está na venda desta energia. Há quem espere economizar com a energia solar e ainda ter a oportunidade de lucrar com o excedente gerado por seu sistema. Contudo, a venda de energia não é possível para as modalidades de Micro e Mini geração. Mesmo na forma de créditos de energia, estes são intransferíveis do titular da conta de energia, limitando seu uso aos imóveis de um mesmo proprietário.

Enquanto vemos a discussão sobre o volume de regras, normas e restrições em cima de um sistema fotovoltaico, reconhecemos isto como algo positivo, que reduzirá o volume de incidentes envolvendo esta fonte de energia limpa. Durante o período de 2022, o mercado foi impactado por instalações feitas às pressas, sem os devidos cuidados elétricos. Este risco de segurança também ocorreu devido a várias empresas do setor que buscavam apenas um mercado quente, que fecharam após a queda da demanda. Estas tornam cada vez mais importante que se tenha estas regras, normas e restrições, as quais nossos técnicos instaladores já cumpriam na forma de boas práticas em nossos sistemas instalados.

Tendência do Zero Grid e Energia Solar com Baterias

Outro efeito da Lei 14.300 sobre a rede das concessionárias está na questão de suas cargas. Este período de instalações aceleradas trouxe o impacto para a rede das concessionárias, que não estavam preparadas para o volume da geração distribuída. Como esta também popularizou e conscientizou muitos proprietários sobre a possibilidade de gerar a energia solar, vemos este aumento da demanda em pontos quentes, como condomínios residenciais. Como resultado, temos um problema da rede que inviabiliza algumas instalações de sistemas fotovoltaicos. A Inversão de Fluxo.

Desse modo, teremos mais tendências para a Energia Solar em 2025, na forma da necessidade de formas de lidar com esta questão.  A Inversão de Fluxo trata-se de um problema com o excedente da geração, normalmente usado para créditos de energia, quando se há mais potência sendo gerada na rede do que o seu consumo total. Isto significa que nem toda residência poderá gerar a sua própria energia usando o sistema on-grid, a solução mais comum.

Como resultado vemos a tendência de sistemas Zero-Grid, onde temos sistemas fotovoltaicos com os quais não interagimos com a rede da concessionária. Este tipo de sistema já se tornou comum para países onde a energia solar é comum, como nos Estados Unidos e Austrália.

Tendências da Energia Solar: Implementar o Zero-Grid em 2025

O sistema fotovoltaico híbrido integra a tecnologia das baterias em conjunto à conveniência de manter sua conexão na rede de postes. Para o uso em redes que tenham o problema de inversão de fluxo, esta bateria substituirá a função dos créditos de energia solar, armazenando seu excedente da geração sem que este saia de seu imóvel. Como resultado, você economizará com o consumo fora do período de geração, sem a sobrecarga da rede causando a queda da energia no local, danos e perdas de eletrônicos e riscos de segurança.

Backup de Energia: siga as Tendências para a sua segurança

Este ano, tivemos vários incidentes com os quais ficamos sem energia elétrica, pelos quais podemos perceber a dependência que temos desta energia em nosso dia a dia. Estes incidentes de queda de energia com ventos e chuvas fortes reduziu a confiabilidade que percebemos em relação à infraestrutura da rede elétrica. Como resultado da soma destes fatores, temos uma demanda crescente por soluções para a falta de energia.

A energia solar cobre bem este papel por meio de inversores híbridos e baterias solares, os quais realizam a gestão de energia. Temos duas possibilidades para o uso das baterias. A princípio, o uso noturno, como mencionado acima será uma tendência da energia solar quando se tratam de questões de excesso de potência na rede. Contudo, quando se trata de uma questão de ter uma reserva de energia, indicamos o uso das baterias solares no abastecimento secundário de energia. O inversor detectará a queda da rede e suprirá a energia armazenada pelo banco de baterias. Como resultado temos menos ciclos usados nas baterias, o que aumentará a vida útil destas em comparação ao uso de rotina durante a noite.

Tendências dos equipamentos de Energia Solar em 2025

Cada vez temos mais recursos em nossos aparelhos, como a integração da tecnologia da Internet das Coisas. Diversos aparelhos estão começando a informar seus usuários em relação ao consumo de energia, como em aplicativos de aparelhos de ar condicionado. Dessa forma, faz sentido que vejamos inversores integrando esta tecnologia para que possamos monitorar ainda melhor o que acontece com a energia solar e o consumo de nossos clientes. Cada vez mais inversores incluem a tecnologia para a gestão da energia, pela qual analisamos o consumo e geração.

Monitoramento Solar e Consumo de Energia no sistema da Enphase

Monitoramento da geração de energia solar, em azul, em conjunto ao consumo da energia de uma residência, em laranja.

Integração da Energia Solar com Veículos ElétricosA recarga de veículos elétricos integrada ao inversor fotovoltaico é uma das tendências que podemos analisar no setor da Energia Solar.

Conforme os veículos elétricos crescem em popularidade também observamos o aumento da demanda de sua energia. Dentre as preocupações que envolvem os veículos elétricos, temos questões envolvendo sua recarga, infraestrutura e demanda energética. Enquanto trabalhamos com a instalação da infraestrutura de recarga de veículos elétricos em residências e prédios, observamos estas incertezas que instigam nosso time de engenheiros para analisar soluções viáveis.

Não é apenas no exterior que já vemos inversores com a possibilidade da conexão de carregadores veiculares. Vários dos nossos clientes contam com inversores que integram esta tecnologia para a recarga, aproveitando diretamente a energia solar na recarga do veículo. Dessa forma o carro elétrico será movido por uma fonte de energia renovável, o que aumentará ainda mais a sustentabilidade e economia destas soluções.

Módulos Fotovoltaicos cada vez mais eficientes

A eficiência dos módulos continuará aumentando conforme vemos o avanço da tecnologia de sua produção. Anteriormente, mencionamos os módulos de perovskita, que até o momento ainda estavam no meio acadêmico. Desde então, estamos vendo indústrias começando a adotar o material em seus módulos. Esta tecnologia apresenta uma eficiência maior da geração sobre a incidência da irradiação solar. Isto é, painéis que geram mais, sem a necessidade de uma área de superfície maior.

Por outro lado, podemos observar uma frequência cada vez maior do uso de painéis bifaciais nos sistemas ofertados pelos fornecedores. Esta tecnologia possibilita a passagem de luz entre as células do painel, aproveitando o reflexo da luz no outro lado para a captação da energia em seu verso. A princípio, esta solução era mais comum para usinas de solo e lajes, onde se tem o espaçamento apropriado. Contudo vemos tendências ao uso destes módulos em mais sistemas de energia solar em 2025. Como a diferença de preço entre estes módulos está baixa, e há impactos positivos até mesmo em sistemas paralelos ao telhado.

Melhor Conversão de Energia

Enquanto trabalhamos há anos com equipamentos que já aproveitam cada painel ao máximo, estas tecnologias estão ganhando mais destaque no cenário nacional. Dentre os fatores que estão trazendo esta transição, podemos apontar a mudança do perfil de quem está buscando pela energia solar e o atendimento de normas nas instalações. Conforme os módulos se tornam mais potentes, também será necessário o uso de inversores que comportem esta potência para a sua geração. Dentre os recursos destes inversores e micro inversores, a tecnologia MLPE entra em destaque, uma vez que se torna necessário um sistema inteligente que individualize a geração de cada módulo.


Preparamos nossos clientes para o futuro em virtude de nosso foco na qualidade de nossas soluções. Conte com o nosso time de engenheiros em sua geração de energia solar, e faça um orçamento.