Energia solar de Noite? Como assim?

Muitas vezes, buscando por energia solar, nos deparamos com artigos que sugerem que é possível a sua geração durante a noite. Entretanto, essa história não é bem assim. Vamos entender melhor do que isso se trata?A partir do momento em que se busca pela energia solar, sempre nos deparamos com dois tipos de resposta: possíveis soluções, e especulações. As especulações não são completamente sem base, entretanto.

Energia solar residual durante a noite

A fundamentação da maioria destas especulações se baseia no resíduo de energia térmica durante a noite. Em outras palavras, o calor que se acumulou no local. Por se tratar da energia térmica, entretanto nós nos referimos a uma tecnologia diferente da energia solar. Esta é a energia termoelétrica.

Todavia, o proveito da energia residual é pouco viável para o uso comercial. Por se tratar de uma tecnologia que ainda está sendo pesquisada, estes artigos mencionam somente protótipos e experimentos.

Aproveitando a energia solar de noite

No entanto, ainda se pode aproveitar a energia solar em horários que não está sendo produzida. Para isto, é possível se aproveitar a energia gerada durante o dia, com duas soluções que permitem a maior viabilidade disto. Apesar de funcionar com o fim de aproveitar a energia durante o horário que não gera, estas soluções são relativamente semelhantes. Com as baterias, o armazenamento da energia ocorre de forma direta. Enquanto isso, no sistema de compensação de energia, os famosos créditos, funcionam como se usasse a rede para o armazenamento temporário.

Créditos de energia

A princípio, a solução mais direta está no uso dos créditos de energia. Desta forma, é possível se aproveitar a energia gerada durante o dia, com o excedente sendo injetado na rede da concessionária. Desta forma, se contabiliza créditos, que servem para compensar o consumo de energia fora do horário de produção.

Este é o caso da energia durante a noite, em que não se tem a possibilidade de gerar energia solar. Vale a pena ressaltar que enquanto a Lei 14.300 trouxe algumas mudanças para o sistema de compensação de energia, os créditos continuam viáveis. Embora a energia solar tenha a maior economia com o consumo imediato, a solução continua vantajosa. Isto é devido a redução da despesa, não pagando pela energia, e somente pelo uso da rede.

Sistema com Bateria

Outra possibilidade está no uso de um sistema que integre baterias para armazenar a energia gerada durante o dia. Dessa maneira, é viável abater os custos do sistema de compensação, sem depender de créditos e sem pagar o uso de rede. Continua se pagando a disponibilidade, neste caso.

Em contrapartida, a implementação baterias traz um aumento significante no investimento de um sistema de geração própria. Em um sistema conectado a rede, a conta nunca será zerada devido a despesas adicionais da concessionária, como a disponibilidade e iluminação pública.


Caso de Sucesso: Restaurante Takashi

Um de nossos clientes, o Restaurante Takashi, é um ótimo exemplo do uso da energia solar durante a noite. Com o horário de funcionamento das 18:00 às 23:00, seu pico de energia ocorre fora do horário de geração. O sistema consegue gerar durante o dia, com o consumo mínimo de energia, enquanto injeta seu excedente de produção. Graças ao sistema de compensação, isto possibilita que se tenha uma economia por meio dos créditos. Ademais, pela instalação ter sido realizada antes das mudanças da Lei 14.300, o sistema não paga o uso da rede nos créditos, semelhante a uma bateria.