🇺🇸

INTEMPÉRIES DA NATUREZA E O PAINEL SOLAR

CONFIRA COMO OS PAINÉIS SOLARES SÃO EFICIENTES EM MEIO ÀS INTEMPÉRIES DA NATUREZA

A demanda em energia solar aumentou exponencialmente, tanto em nosso país (1,8% de toda Matriz Elétrica Brasileira), quanto no mundo. Como sempre é melhor prevenir do que remediar, antes de investir em um projeto de Geração de Energia Elétrica Fotovoltaica, é importante analisar a procedência da empresa que irá executar o projeto, a qualidade dos painéis solares e a qualidade da instalação. Este último ponto possui um papel muito importante sobre como será o dia a dia do seu novo projeto, pois, caso a instalação seja mal feita, alguns problemas podem surgir. Desde prejuízos financeiros, como incêndios, até prejuízos à vida, pelo risco de acidentes.

Por isso, hoje trouxemos informações fundamentais que você precisa saber sobre como os painéis fotovoltaicos atuam em meio às intempéries da natureza.

Quando associamos as intempéries naturais aos painéis fotovoltaicos, o ponto chave desse assunto está centrado na estrutura de fixação, pois é ela quem vai garantir a segurança da sua instalação e o suporte contra ações de ventos ou tempestades, certificando que o seu painel não saia voando em meio a uma ventania. Essa sustentação atua como um alicerce para as placas fotovoltaicas e seus componentes, além de assegurar que os módulos fotovoltaicos estejam interligados e fixados.

⚡ VENTOS FORTES

Os painéis fotovoltaicos possuem tecnologia de resistência de altíssima qualidade projetados para resistir a ventos de alta velocidade e tempestades. Eles são testados constantemente para garantir uma resistência a ventos de até 220 km/h. Em caso de ventos fortes, caso haja alguma falha, ela estará relacionada à montagem das estruturas de fixação e não ao módulo fotovoltaico. Desse modo, sabemos que as placas fotovoltaicas irão garantir a resistência necessária contra as tempestades do clima tropical brasileiro.

⚡ CHUVA DE GRANIZO

A resistência de choques mecânicos contra as placas fotovoltaicas está diretamente ligada à qualidade do vidro temperado que reveste sua superfície, com espessura entre 3 e 4 mm. Em condições específicas de teste estes painéis podem suportar chuva de granizo nas mais diversas formas possíveis. Estes equipamentos têm sido testados por vários anos e para certificar sua performance, a International Electrotechnical Commission (IEC) estabeleceu as certificações IEC 61215 (que se aplica para painéis solares cristalinos) e a IEC 61646 (a painéis solares de filmes finos). Essas certificações asseguram que os painéis fotovoltaicos desempenhem suas funções regulares de combustibilidade (capacidade em entrar em combustão e queima), resistência ao vento e resistência mecânica à chuva de granizo. Desse modo, caso os painéis fotovoltaicos sejam projetados conforme as normas internacionais de segurança, sua superfície protetora será capaz de resistir a pedras de granizos em velocidades de até 80,47 km/h.

Pontuamos que, os painéis fotovoltaicos não costumam ter impactos diretos durante a chuva de granizo devido ao ângulo de inclinação dos telhados onde são instalados, de modo que eles reduzem o campo de alcance das pedras de granizo.

⚡ CARGA DE NEVE

Atualmente, temos acompanhado as mais diversas condições climáticas em nosso país. Um exemplo de queda brusca de temperatura é a do registro de 4,3 °C, na Zona Norte de São Paulo, considerada a menor dos últimos cinco anos. Em algumas cidades do sul do Brasil, houveram registros de incidência de neve e chuva congelada. Diante dessa realidade, surge o questionamento de como os painéis solares se comportam nessas condições.

Os painéis possuem temperaturas operacionais, variando entre negativas e positivas (-40 ℃ a +85 ℃), carga máxima de neve de ​​5400 Pa na frente do módulo e carga máxima do vento de 5400 Pa na frente e 2400 Pa na parte traseira.

Porém, o frio não é um grande vilão para a Geração de Energia Elétrica Fotovoltaica, pois os módulos fotovoltaicos possuem um coeficiente de temperatura que geram um aumento da potência de saída, além do melhor resfriamento dos inversores, elevando sua vida útil.

⚡ CONCLUSÃO

Agora que você já está por dentro de qual é a resistência dos painéis fotovoltaicos e estruturas, vale lembrar que nossos equipamentos são produzidos com alto padrão de qualidade e a instalação é feita por profissionais treinados e qualificados, respeitando normas de segurança para trazerem benefícios para sua nova vida.

🔋 Quer saber mais sobre como você pode aproveitar o melhor em projetos elétricos, unindo sustentabilidade e eficiência energética? Então conheça a AZTEC Energia e Soluções! Peça um orçamento através de nossa aba “CONTATO” e converse com um de nossos especialistas.

📚 Referências:
“Testing Roof-Installed PV Modules” (2011)
“Can solar panels withstand hail and survive hurricanes?” (2017)
“Operations maintenance: the heat is on fault detection and fire-prevention?” (2017)
“A resistência das placas de energia solar: elas aguentam chuva de granizo?” (2018)
“Guia Rápido: Estrutura de Suporte para Fixação de Painel Solar Fotovoltaico” (2019)
“Saiba como os painéis solares se comportam nas baixas temperaturas” (2021)
“Energia Solar no Brasil” (2021)