🇺🇸

QUAL É O TEMPO DE RETORNO DO INVESTIMENTO EM ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL NO BRASIL?

De modo geral, o tempo de retorno do investimento aplicado em um Sistema Fotovoltaico residencial no Brasil é em torno de três a cinco anos. Isso quer dizer que após esse período, com a economia de energia elétrica gerada pelo sistema solar, você irá recuperar todo o valor investido.

Além desse fator, existem incentivos fiscais de diversos estados e municípios para a implantação do sistema no país. Em Minas Gerais, um proprietário leva, geralmente, três anos para reaver todo o investimento. Em contrapartida, no estado do Amapá, o retorno acontece após cinco anos e meio em sistemas que apresentam as mesmas características e o mesmo aporte inicial se comparado ao de Minas Gerais.

Embora haja uma disparidade econômica distinta entre os dois estados, essa discrepância também ocorre em regiões vizinhas e que possuem poder econômico similar. Como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro, estados onde o tempo de espera pelo retorno do investimento tem uma diferença de 18 meses. Enquanto no estado de São Paulo o retorno se dá, em média, em quase cinco anos, para o Rio de Janeiro esse tempo é de três anos e meio. Existem alguns fatores que fazem com que essa diferença exista. Confira abaixo quais são eles.

☀ QUAIS FATORES AFETAM O RETORNO DO INVESTIMENTO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO?

⚡ A TARIFA DE ENERGIA

As tarifas de energia no Brasil são calculadas em R$/kWh e possuem variações de acordo com a distribuidora de energia local, além da classe econômica do cliente e a Bandeira Tarifária vigente no período de acerto.

A tarifa de energia é o ponto mais importante ao averiguar o retorno do investimento em energia solar fotovoltaica pois, quanto maior a tarifa, mais acessível financeiramente é a instalação de energia solar, que visa a economia e o menor o tempo de retorno de investimento.

⚡ A VARIÁVEL DA ALTA DA ENERGIA (INFLAÇÃO ENERGÉTICA)

Tal inflação se resume ao percentual que você paga ao longo do ano na conta de luz. O valor referente é negociado entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e as concessionárias de energia. Vale ressaltar que a taxa é variável e pode chegar a 8% ao ano.

De maneira geral, quanto maior for a inflação energética, mais rapidamente você perceberá o retorno do investimento em energia solar, já que haverá a isenção dessa taxa.

⚡ A VARIÁVEL DO CUSTO DE OPORTUNIDADE – EM COMPARAÇÃO COM O RETORNO DO INVESTIMENTO EM ENERGIA SOLAR AOS ATIVOS DO MERCADO FINANCEIRO

Ao investirmos em qualquer coisa, temos de analisar quais são as possibilidades que temos à nossa disposição e, diante disso, a melhor opção é sempre investir naquele que, pelo menor risco, oferece um maior retorno. E com a Energia Solar não é diferente. Ela pode ser totalmente comparada aos ativos do mercado financeiro, visto que ela envolve um dispêndio de capital que retorna ao longo dos anos, por pelo menos vinte e cinco anos.

⚡ VARIÁVEIS TÉCNICAS

Em primeiro lugar, vale pontuar que quanto maior um sistema fotovoltaico, menor é o valor do custo por Watt. Para os sistemas de Pessoas Jurídicas, o retorno nesse investimento é maior que o de residências se a tarifa for a mesma. Isso se dá pelo motivo que há ganhos de escala que se diluem mais com sistemas de maior porte, são eles: o custo dos inversores e a mão de obra e o projeto.

Além disso, há uma variação de disponibilidade solar, que se diferencia em meio às diferentes regiões. Em nosso país, em média, a disponibilidade de radiação é elevada, em contrapartida, a incidência das horas de pico do sol acabam interferindo diretamente na geração de energia ao longo do ano, resultando em uma variação no retorno do investimento. Além desse fator, outros pontos a serem observados são: a área de telhado e o posicionamento geográfico dos sistemas.

⚡ BANDEIRAS TARIFÁRIAS

Ao efetuar o cálculo do retorno do investimento, devem ser levadas em consideração as bandeiras tarifárias, tanto a tarifa amarela quanto a vermelha. Isso se deve ao fato de que se, ao longo do ano, houver a incidência maior dessas bandeiras tarifárias mais altas, o retorno será mais rápido, pois não haverá a obrigatoriedade de pagamento da taxa ao optar pela energia solar.

⚡ POTÊNCIA DO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

A quantidade de potência instalada em seu sistema fotovoltaico é um importante fator de influência no retorno do investimento. Basicamente, quanto maior for a potência, maior será a economia e mais rápido será o retorno. Vale ressaltar que esse fator está diretamente relacionado com a quantidade de painéis solares instalados e com a potência de cada um deles.

💭 E aí, o que achou deste conteúdo mega informativo?

🔋 Quer saber mais sobre como você pode aproveitar o melhor em projetos elétricos, unindo sustentabilidade e eficiência energética? Então conheça a AZTEC Energia e Soluções! Peça um orçamento através de nossa aba “CONTATO” e converse com um de nossos especialistas.