Ao longo do Ano com as Estações vemos variações na geração de Energia Solar, um fenômeno comum considerando os aspectos do sistema. Isto ocorre devido a diversos fatores. Enquanto alguns destes estão na forma de fatores climáticos, há ainda mais fatores para se considerar.
Trabalhamos com os nossos sistemas aproveitando o verão para a geração de energia, devido a maior irradiação de luz solar durante esta época do ano, e os dias mais longos. Dessa forma, podemos compreender rapidamente o primeiro fator influente para a geração de energia, na posição do Sol e sua irradiação. Entretanto, o próprio clima das estações também influenciará devido a temperatura, umidade do ar e o tempo. Entretanto, ao contrário do que se espera, o calor não ajuda na geração da Energia Solar Fotovoltaica.
A Influência das Estações do Ano na Energia Solar
Podemos simplificar as estações como duas, para o propósito da Energia Solar, com o Verão e o Inverno. Para o intuito da geração de energia podemos desconsiderar a Primavera e Outono, focando nos aspectos das outras duas e tratando estas assim como transições.
Durante o Verão, o Hemisfério estará mais próximo do Sol, aumentando a irradiação que recebemos. Projetamos a posição dos módulos com o intuito de aprimorar a sua capacidade de coletar esta irradiação, assim aumentando a geração total destes. No entanto, estes módulos não terão o melhor ângulo durante o Inverno. Isto é porque o eixo da Terra é inclinado em relação a sua órbita com o Sol. Esta inclinação também influenciará na duração dos dias, mais uma vantagem para a geração de Energia Solar no Verão.
Efeitos do Clima das Estações na Geração
Quando falamos de condições climáticas, estas podem divergir bastante em cada região. Vamos discutir esta questão considerando as condições locais por perto de nossa empresa. Em Bragança Paulista, Amparo, São Paulo e seus arredores, temos um verão com mais chuvas, e um período mais seco durante o Inverno. Isto se reflete na forma do acúmulo de poeira nos módulos, uma vez que a chuva não conseguirá reduzir parte destes resíduos. Como resultado, observamos uma perda de eficiência, para a qual se recomenda a limpeza periódica dos módulos.
Em contrapartida, durante o verão temos outra questão que influenciará nesta eficiência. Quando falamos sobre componentes eletrônicos, é comum que se veja uma perda de eficiência devido ao calor. Inegavelmente, estamos falando de uma perda menor de eficiência em comparação ao de um módulo coberto pela poeira, que só será perceptível ao final do dia.
Soluções de Engenharia para Gerar Energia Solar nas Estações do Ano
Em fazendas solares, o uso de Trackers é usado para virar os módulos, assim possibilitando o melhor ângulo para a Incidência independente das Estações do Ano. Nestes Trackers usamos um ou mais motores, programados para seguir o ângulo do Sol. Seja ao longo do dia, com a rotação da Terra, ou ajustes ao longo do ano, com as estações, esta tecnologia conta com um aumento significante para a geração.
Entretanto, o uso desta tecnologia continua limitado as fazendas solares devido ao seu investimento, em conjunto a necessidade de estruturas de solo ao longo de áreas mais extensivas.
Agende um Orçamento
Agora que você entende melhor como aproveitar a Energia Solar ao longo das Estações do Ano, conte com os nossos especialistas para a sua solução sob medida. Preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.