Energia Solar e Ar Condicionado

Não é novidade que o uso da Energia Solar é perfeito para abater despesas de energia, como é o caso do Ar Condicionado. Abater qualquer consumo de energia gerando a sua própria energia é um fator muito atrativo. Com esta economia, abatemos a principal objeção para o investimento em muitos eletrônicos, seja em uma residência ou empresa.

Aplicando a Energia Solar para o Ar Condicionado

O primeiro fator relevante que nós observamos para nossos clientes durante o orçamento está no consumo de energia. Não apenas nós consideramos o consumo atual, como também planos futuros de nossos clientes, como a compra de novos aparelhos. Nós precisamos considerar neste momento não apenas o quanto um aparelho consome, mas também o hábito de uso de nossos clientes. Desta forma, é possível de se calcular o consumo de energia, e nossos engenheiros desenvolverão uma solução sob medida.

Em outras palavras, é importante que se realize um orçamento com especialistas para assegurar a sua economia. O dimensionamento do sistema fotovoltaico te dirá quantas placas de energia para o sistema de ar condicionado, além dos demais aparelhos que calculamos no consumo. O histórico de sua conta de luz também é uma forma eficaz que usamos para estimar o seu consumo. Afinal, raramente alguém sabe exatamente quanto tempo por mês todos os seus aparelhos estão ligados, e qual é a potência deles.

Ar Condicionado com Placa solar.E o “Ar Condicionado Solar”?

Recentemente, começou uma tendência nova no mercado: Aparelhos de ar condicionado que contam com um único módulo fotovoltaico em cima do condensador. Entretanto, nós achamos muito importante que se entenda porque este conceito não é viável para a maioria dos usuários. Em virtude de sua geração limitada, este único módulo não chega a gerar o suficiente para cobrir as despesas da maioria de seus proprietários. Exceto, é claro, por perfis de uso baixos, com poucas horas de uso ao longo de uma semana inteira.

Quantos Painéis Solares cobrem o consumo do Ar Condicionado?

Infelizmente, nós não temos uma resposta tão direta para esta pergunta. A potência do consumo variam não apenas entre cada modelo, como também o volume total do ambiente em que este será instalado. Enquanto nós trabalhamos com o consumo de energia e a estimativa de sua geração, um técnico de ar condicionado te informará melhor em relação ao consumo que o aparelho terá, e qual o aparelho certo para cada ambiente. Este cálculo é feito na forma dos BTUs, ou Unidade Térmica Britânica. Neste cálculo, observamos uma proporção com o espaço do ambiente, entretanto este não é o único fator para a potência. A potência do aparelho costuma ser maior de acordo com a área, além de se ter vários sistemas para realizar sua função.

Ao trabalharmos com esta questão, priorizamos portanto a potência do equipamento e o tempo de uso, considerando um ar condicionado devidamente dimensionado para o ambiente. Uma má prática comum em nosso setor está na venda de “Kits de Energia Solar”, como uma solução pronta para o Ar Condicionado. Em respeito a nossos clientes, a solução devida é realizada com o nosso orçamento. Identificamos todos os aspectos que influenciarão na sua solução, o que significa que nenhum sistema tem a mesma geração, mesmo que conte com o mesmo equipamento, devido ao telhado e possíveis sombras ao redor.

Economizar com o Ar Condicionado é possível mesmo sem o Sol

Não se preocupe, nós sabemos que o calor nem sempre passa assim que o sol se põe, e que para muitos, o ar condicionado vai além do conforto durante o dia, impactando até mesmo na qualidade do sono. Quando instalamos um sistema fotovoltaico para nossos clientes, isto resulta em muitas mudanças na conta de luz. Dentre estas, a mais importante está nos créditos de energia. Quando projetamos o seu sistema fotovoltaico, consideramos todo o seu consumo de energia, e não somente o consumo realizado durante o dia. A energia ao longo do dia terá dois fins: O seu consumo imediato, ou a injeção dela como excedente. Este excedente é contabilizado pelo relógio bidirecional instalado pela concessionária na forma destes créditos de energia.

Estes créditos de energia possibilitam o uso da energia solar durante a noite, apesar de não ser como os estudos vistos em notícias. A economia será dada no consumo da energia, entretanto durante este momento sem geração, você paga pelo uso da rede da concessionária para o uso dos créditos.

Aproveitando o Ar Condicionado com uma Bateria Solar

Outra solução para esta economia fora de hora de geração está no uso de baterias, como em um sistema off-grid ou híbrido. Em outras palavras, a Energia Solar Off Grid também combina com o Ar Condicionado, com um obstáculo a mais: A capacidade do banco de baterias para o consumo de energia do aparelho. Enquanto nós trabalhamos com soluções off-grid e alternativas para o back-up de energia, já te adiantamos que isso necessita um investimento elevado.

Consumo do Ar Condicionado comparado ao Ventilador

A comparação entre o Ar Condicionado com um ventilador é comum quando se fala de economizar no consumo de energia. Inegavelmente, o ar condicionado consome pelo menos dez vezes mais energia, um ponto muito favorável ao ventilador. Entretanto, com a Energia Solar, você pode se preocupar menos com o seu consumo de energia, e voltar a priorizar o seu conforto. Afinal, você pode até ver donos de chuveiros elétricos falarem de banhos mais curtos no inverno, mas raramente vemos algum que fale seriamente de deixar de tomar banho, ou mesmo de tomar banhos frios.

A Energia Solar é mais do que apenas um meio de economizar, também trazendo o seu sossego para as próximas décadas e permitindo que você opte pela opção mais confortável, sem o sentimento de culpa. Faça um orçamento hoje mesmo, e garanta o seu sossego. A solução é mais acessível do que você pode esperar, a o financiamento possibilita várias formas confortáveis de se pagar pelo sistema.