Muitas pessoas procuram cada vez mais usar a energia solar. As razões para isso podem estar ligadas à sustentabilidade ou até mesmo para tentar diminuir o impacto causado pelo aumento excessivo de tarifas na conta de luz. E por isso daremos algumas dicas de energia fotovoltaica.
Outro motivo que está incentivando essa opção são os melhores preços dos painéis fotovoltaicos. De acordo com a concessionária Aneel, a instalação desse sistema de produção de energia no telhado das construções brasileiras está aumentando bastante nos últimos anos.
A razão principal para esse crescimento é a financeira. Porém, as características que levaram à grande procura por essa tecnologia fazem com que haja a necessidade de se saber mais sobre os cuidados para a instalação e manutenção das placas.
Dicas de energia fotovoltaica
A energia solar é uma das opções renováveis que se tem falado atualmente. Os painéis fotovoltaicos permitem transformar a luz e o calor do sol em energia elétrica vêm diminuindo seu preço e, com isso, já é possível a sua instalação até mesmo em imóveis residenciais.
Abaixo, daremos algumas dicas muito valiosas para você se informar sobre esse assunto:
- Faça cálculos para não ter prejuízo com os custos;
- Não precisa utilizar imediatamente a energia armazenada;
- Para que haja rentabilidade, faça uma adequação dos materiais;
Faça cálculos para não ter prejuízo com os custos
O custo envolvido para realizar a instalação de painéis dependerá do tipo da instalação, das dimensões e quantidades. Geralmente, os preços são cobrados em dólar, mesmo que a sua fabricação seja nacional.
Hoje em dia, existe a possibilidade de encontrar uma placa de 250 Watts, indicadas para uso residencial pelo valor de mil reais. A estrutura que permite fazer a conversão, ou seja, a célula solar tem um custo um pouco maior.
Apesar disso, o retorno do investimento dependerá do consumo de energia elétrica do lugar. Esse retorno do investimento acontecerá em torno de cinco anos. Praticamente o tempo de duração do painel é cerca de trinta anos, e os custos são amortizados ao longo desse tempo.
É aconselhável, portanto, fazer os cálculos, pois essa alternativa de energia pode ser ótima para você, mas a médio e longo prazo.
Não precisa utilizar imediatamente a energia armazenada
Você não precisa utilizar a produção da energia elétrica assim que ela for gerada, pois ela pode ser armazenada em baterias. Desse modo, há uma economia, evitando desperdício de energia. Além disso, garante que não falte energia em seu imóvel por um bom período de tempo.
Para que haja rentabilidade, faça uma adequação dos materiais.
A adequação é o fator que interfere na rentabilidade da energia solar. Praticamente quer dizer que a escolha de um painel ou conjunto de painéis deverá ser de acordo com a dimensão do imóvel e que atenda às suas necessidades. Deve ser calculado para as finalidades de uso para sua empresa ou moradia. É importante também verificar se possuem o devido licenciamento.
💭 Ainda restam dúvidas? Leia mais em nosso site sobre sistemas Residenciais, Empresariais e para Agronegócios, ou Entre em Contato