←Nossos Serviços

Energia Fotovoltaica para Agronegócio

O que é?

Para o Agronegócio, a energia fotovoltaica funciona da mesma forma que  qualquer sistema, seja residencial, empresarial ou industrial.

 

  • Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.
  • O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas, feitas de silício.
  • Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons são postos em movimento, desta forma, gerando eletricidade.
energia solar para agronegocio

A geração de energia nas propriedades rurais contribuirá “fortemente” para o desenvolvimento sustentável no campo e para a diversificação da matriz energética por meio das fontes renováveis vinculadas ao agro, conforme Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A Resolução Aneel nº 687/2015 estabelece a possibilidade do autoconsumo remoto. Nesta modalidade, os créditos gerados por uma unidade consumidora com micro ou minigeração distribuída podem ser utilizados para compensar o consumo de outras unidades do mesmo titular, desde que situadas dentro da mesma área de concessão ou permissão.

Por exemplo, uma unidade rural que possua micro ou minigeração distribuída instalada em sua sede ou galpão pode utilizar os créditos gerados com a energia excedente para compensação nas contas de energia de uma outra propriedade rural ou armazém, por exemplo.

Caso a energia consumida seja superior à energia injetada na rede, o consumidor paga a diferença e a tarifa de iluminação pública. Caso contrário, o consumidor recebe créditos para compensação posterior na unidade ou em outras unidades sob o mesmo CPF ou CNPJ do consumidor-gerador, no prazo de até 5 anos.

Segundo estudo internacional da ONU, a maioria dos agricultores que instalaram sistemas solares fotovoltaicos (FV) relataram um aumento nos lucros e na produtividade de suas propriedades rurais, estando muito satisfeitos com a performance dos sistemas.

Gráfico para representar dados ou economia.

O setor rural responde por 13,2% da potência instalada no Brasil, e os investimentos nas propriedades passam de R$ 1,7 bilhão

ABSOLAR, 2020
Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica

Benefícios da energia fotovoltaica no agronegócio

Desenho sobre a energia solar para agronegócio. Painéis em uma fazenda tradicional.
  • A geração de energia renovável é aliada do desenvolvimento rural sustentável (FAO);
  • Utilização de área de pasto para geração de energia elétrica;
  • Sem prejuízo à saúde dos animais, sem consumo de água, sem resíduos;
  • Bombeamento de água de fontes superficiais e poços e possíveis usos finais: animais, tanques de piscicultura, irrigação de lavouras, resfriamento para o processamento de produtos alimentícios dentre outros;
  • Outras possibilidades: Secadores, iluminação, dessalinização, processos produtivos, cercas elétricas, aeradores, sistemas de vigilância e comunicação;
  • Redução de custos mensais com sistemas de bombeamento e irrigação;
  • Pico de produção da energia elétrica coincide com os períodos de maior necessidade de irrigação de lavouras;
  • Geração de energia elétrica em áreas rurais distantes, onde o fornecimento de energia elétrica é insuficiente ou pouco confiável.

Como Fazemos

Energia Fotovoltaica Residencial

Não encontrou o que queria?

Para ver mais serviços que oferecemos nos agronegócios, recomendamos que veja o que oferecemos para os setores Empresariais ou Residenciais.

Ou entre em contato para falar diretamente com os nossos engenheiros, nós prezamos pela qualidade e inovação, para que você não passe dores de cabeça!