Tendências dos Carros Elétricos do Futuro

Quando uma tecnologia como os carros elétricos está se popularizando, é comum observar muitas tendências ao redor do tópico. É provável que você já tenha passado por pelo menos uma notícia sobre um modelo de carro que experimentou com a tecnologia. Enquanto no Brasil ainda consideramos combustíveis alternativos, como biocombustíveis, os carros elétricos foram a escolha imediata na Europa.

Em meio a um volume tão grande de novidades, como podemos identificar quais serão tendências?
Infelizmente, a resposta não é tão direta, afinal até mesmo as montadoras precisam de uma equipe de profissionais constantemente analisando essas questões. Entretanto, temos como analisar o que está aparecendo nas notícias, e apontar algumas questões que nos ajudem a identificar se uma inovação poderá se tornar uma tendência. Em primeiro lugar podemos ver a viabilidade de uma inovação. Não só a tecnologia implementada deve ser viável para o próprio veículo, como também para a produção e comercialização dele. Em seguida, devemos considerar se esse diferencial será relevante para a implementação ser feita por mais empresas. Da mesma forma, o impacto de uma mudança deve ser significante para que compense ser feita.

Uma das tendências de carros elétricos do futuro é o Sion, o carro solar alemão.Carros Elétricos com Energia Solar

Enquanto não é novidade o uso da energia solar para carros elétricos, como em um Carport, estamos falando de algo completamente diferente neste caso. Um carro com as células fotovoltaicas integradas nele. Este é o conceito do Sion, da alemã Sono Motors.
O carro é divulgado como “o carro que se carrega” pela empresa, e diz ter o alcance de até 305 quilômetros com a carga completa. O carro conta com 456 células fotovoltaicas, equivalente a aproximadamente três a quatro módulos. Apesar do número de células, a eficiência energética do carro é relativamente baixa, gerando em média um terço de sua bateria por semana. Enquanto para distâncias mais curtas, como no uso urbano, isso é suficiente para a independência, essa geração precisaria que o carro fique no sol durante toda a semana.

Como a energia solar é um de nossos principais setores, podemos explicar como a geração é tão baixa. Ao lado, você pode observar a ilustração em que a empresa mostra de seu carro. Enquanto as células estão distribuídas por todo o carro, a posição de muitas destas células não recebe muito sol, com uma incidência bem baixa reduzindo a geração. Eventualmente, a tecnologia das células fotovoltaicas poderá ser mais eficiente, possibilitando uma carga mais eficiente para os carros, então não é completamente inviável. Entretanto, o Sion conta com mais tecnologias que são tendências para o futuro dos carros elétricos. O Sion considera mais usos para a sua bateria, como carregar outros carros, ou abastecer a casa quando não estiver sendo usado.

Carros Elétricos como uma Bateria Móvel

Em um sistema fotovoltaico híbrido, nós observamos uma bateria que pode abastecer o local na falta da energia. Muitas empresas consideram adaptar o sistema da carga do veículo elétrico, permitindo que seja bidirecional. Em outras palavras, o sistema possibilita que além de receber a carga, o carro também seja capaz de a enviar. Assim, empresas como a Sono Motors e a Volvo consideram cada vez mais possível que seus carros compartilhem a energia com outras necessidades, como a própria casa, carregar aparelhos, outros veículos elétricos, e até mesmo servir como uma fonte de energia em um acampamento.

Considerando que na Europa e Estados Unidos sistemas On-Grid não são mais instalados, apenas híbridos, pode-se entender a ideia por trás. Ainda que não seja o caso no Brasil, eventualmente se tornará o caso, assim como a nível internacional. A solução precisa ser mais estudada para a sua viabilidade, porém, se bem programada, pode ser benéfica para os proprietários dos veículos. Um exemplo discutido no uso da bateria deste modo é o ciclo para que durante a noite, possa ser aproveitada, e enquanto o usuário dorme, a carga fique pronta para sair no dia seguinte.

Semelhantemente, nossos especialistas observaram durante um dos eventos em que participaram que empresas de bateria já consideram montar caminhões com sistemas dentro deles para abastecer vários pontos. Um exemplo de caso que foi apresentado no evento foi que uma distribuidora de energia poderia conectar um caminhão desses durante a manutenção da rede em um local sem que os prédios ao redor ficarem sem energia.

Autonomia e Disponibilidade de Carga

A maior preocupação de muita gente atualmente está na autonomia de seus carros, pelo medo de acabar parado sem carga. Para isso, a mudança de hábito é bem importante, lembrando-se de carregar o veículo e planejar bem o trajeto. Entretanto, cada vez mais os carros contam com uma maior autonomia devido a suas baterias com uma melhor capacidade de carga. Com o avanço da tecnologia usada nos carros, a tendência continuará a ser de uma maior capacidade, com um menor custo.

Além dos avanços das baterias, já podemos observar cada vez mais possibilidade de carga para os veículos. Além da carga na própria residência, proprietários contam com cada vez mais eletropostos e empresas que disponibilizam a carga. Um exemplo interessante que podemos observar disso é o Corredor Verde, realizado em parceria entre a Neoenergia e a WEG no Nordeste. Entre essas tendências vale ressaltar que os carros elétricos carregam cada vez mais rápido. Então, com a disponibilidade maior, ainda se tem a possibilidade de uma carga boa em cerca de meia hora, atualmente.

Tendências do Design dos Carros

Os carros elétricos contam com várias diferenças em comparação com um carro a combustão. Entre elas, o mais óbvio, a princípio, é não ter o tanque de gasolina. O motor elétrico também é menor, e na maioria dos modelos, as baterias ficam no chão do carro. Além disso, o motor precisa de menos resfriamento, também eliminando a necessidade de uma grade de refrigeração na frente do carro. Todas essas mudanças significam que se tem uma possibilidade de mudanças drásticas nos veículos elétricos, com modelos e formas inusitadas e uma maior liberdade de se experimentar com o espaço.

De acordo com o vice-presidente executivo de Design da Renault, Laurens Van Den Acker, os projetistas têm uma maior liberdade para desenhar graças aos avanços tecnológicos. Faróis de LED, por exemplo, revolucionaram todo o formato dos faróis e o formato que a luz pode tomar, com a iluminação inteligente que destaque o mais importante para o motorista. A alteração do formato do capô dos carros devido ao motor traz mais uma revolução que será mais segura para os motoristas, permitindo uma maior visibilidade e segurança.

Porém, por consequência da bateria, se tem um chão mais grosso no carro e uma maior importância para a sua elevação. Isso significa que carros serão mais altos, com o espaço interno mais achatado. Outra diferença que muitos motoristas sentem em carros elétricos é a falta das marchas. Diferente de um carro com o câmbio automático, nos carros elétricos se tem uma aceleração contínua, sem a troca da marcha dando aquela pausa de uma fração de segundo.

Mais Acessíveis

Para muitos, o carro elétrico é um modelo de luxo, uma associação que é perceptível pelo seu preço elevado e por ser bem incomum por aqui. Mas esta também é uma realidade que está mudando, com a chegada de mais modelos e a possível obrigatoriedade de venda de carros elétricos em vários países. Atualmente na Noruega, 86% dos carros no mercado são elétricos, sendo a preferência de muitos consumidores. Como resultado da economia e de incentivos fiscais, os carros elétricos são bem mais acessíveis para os Noruegueses do que a realidade Brasileira.

Entretanto, no Brasil estamos vendo cada vez mais disponibilidade de modelos elétricos, como é o caso do I-Go, um carro de uma start-up americana, Mullen. A empresa estima que o seu carro popular chegue com um preço abaixo de cinquenta mil reais no Brasil. E ele tem muitas características de um carro popular que remetem ao que foi dito sobre o Design dos carros, como o retorno do motor na parte traseira do carro e seu formato mais compacto e quadrado. O carro, diferente do Sion mencionado anteriormente, pesa apenas 800 quilos, e terá a bateria com a capacidade de 200 quilômetros, com a velocidade máxima atingindo 100 quilômetros por hora.

Veículos Elétricos Utilitários

Não podemos deixar de fora mais um aspecto que se torna uma tendência, que é o uso de veículos elétricos em empresas, com carros mais utilitários. Algumas empresas de logística e transporte já contam com veículos elétricos em suas frotas, auxiliando em metas ESG (Ambientais, Sociais e Governamentais). Apesar de ser necessário um replanejamento das rotas para estes veículos, já estão viáveis e cada vez mais populares. Recentemente em 2022, a empresa chinesa JAC Motors anunciou que só realizará a venda de veículos elétricos.

Outras empresas também já disponibilizam veículos desta categoria, como furgões, caminhonetes e caminhões de diversos tamanhos. Até mesmo as motos elétricas podem ser benéficas para entregadores, contando com a possibilidade da carga ser realizada com uma troca da bateria, que conta com um tamanho mais compacto. Empresas em breve não precisaram apenas de estações de recarga para agradar ou atrair clientes, mas também para os seus próprios veículos.