Construção Sustentável e a Energia Solar

Energia limpa e muita área verde.

A construção sustentável de uma residência ou empresa é bem mais complexa do que muitos esperam. O que faz de um projeto para a obra de uma casa sustentável, e como pode se assegurar do seu impacto positivo?

Enquanto milhões de soluções sustentáveis aparecem diariamente na internet, principalmente em redes sociais, é importante que a solução seja viável. Primeiramente, deve se considerar o impacto da solução, seguidos pelo seu investimento financeiro e de tempo. Quanto menos tempo de seu cotidiano a solução tomar, maior será a possibilidade que não está sendo deixada de lado. Existem inúmeras soluções que podem ser realizadas, a fim de lidar com diversos aspectos de nossos hábitos. Soluções de água e esgoto, por exemplo, tendem a ter uma manutenção mínima, enquanto o tratamento de lixo e a sua separação são um hábito que deve se criar.

Em algumas cidades, existe o IPTU Verde, um tributo municipal que funciona como um desconto, a fim de incentivar práticas sócio-ambientais. Isto traz um aspecto interessante das soluçõe sustentáveis, que não só ajudam o ambiente, mas também o bolso de quem as pratica.  Na maioria dos municípios que executam o IPTU Verde, um de seus requisitos é uma fonte de energia sustentável, como é o caso da energia solar.

O papel da Energia Solar na Construção SustentávelPainéis fotovoltáicos instalados pela Aztec em uma casa com área verde.

Como já deve se esperar de nós, vamos focar na energia solar, e como esta energia limpa pode ser importante na construção de uma casa ou empresa sustentável. Em qualquer momento da execução do projeto, é possível se adicionar os módulos fotovoltaicos. Entretanto, quando considerada desde o princípio, há uma possibilidade melhor de sua aplicação, com um telhado ideal para a geração, e uma rede elétrica criada pensando em sua posição.

Enquanto o investimento de um sistema fotovoltaico pode parecer alto a princípio, ele representa aproximadamente 5% do valor total da obra. Como a tendência desta tecnologia é de ficar mais acessível, a tecnologia terá a possibilidade de ser usada em cada vez mais casas. Instalar um sistema porém requer planejamento, e é ideal que se tenha uma cooperação entre os projetos executados no local, a fim de evitar conflitos. Por exemplo, se a área utilizará um aquecedor solar, onde ficará a posição do aquecedor, e onde ficarão os painéis?  Há a necessidade dos dois, se um chuveiro elétrico poderá providenciar a mesma solução?

A coordenação e organização também definem o momento ideal para as demais etapas do projeto. Apesar de parecer o óbvio, a princípio é necessário que já se tenha o telhado para a instalação que não seja em solo. É possível se realizar a instalação de um sistema fotovoltaico em uma construção em progresso, porém se tem riscos com o equipamento. Possíveis danos ou perdas de eficiência são comuns em obras quando se instala os módulos antes do telhado estar completo.

A minha obra já está pronta, e agora?

Não se tem problemas, afinal a energia solar, quando devidamente instalada, é viável em quase qualquer telhado. Como a maior parte das casas já possui um sistema elétrico, são necessários poucos ajustes. A princípio, o contato com a concessionária de energia deve ser realizado, principalmente para a mudança de carga e troca do relógio para um que possibilite a injeção de energia na rede, gerando créditos. Para instalar a parte elétrica, há a praticidade de se conectar junto ao quadro de distribuição. A estrutura necessária para fixar módulos fotovoltaicos é feita considerando a estrutura do telhado e a carga que o mesmo aguenta. Assim, a instalação é tão viável em um local já construído quanto em obras, com o dimensionamento devido.

Seja em uma obra ou um local pronto, você pode instalar uma fonte sustentável de energia para economizar e ajudar o meio ambiente!

Peça um Orçamento