Em primeiro lugar: Sistemas Fotovoltaicos não são perigosos, quando projetados e instalados por profissionais habilitados.
O Sistema Fotovoltaico possui um grande destaque por sua elevada durabilidade, já que pode alcançar até 25 anos de vida útil ou mais. Porém, muitas pessoas se sentem desconfiadas sobre a manutenção e os cuidados fundamentais para que ele realmente atinja a validade prevista. Um dos problemas que podem acontecer são as descargas elétricas, capazes de provocar surtos elétricos. Vamos abordar esse assunto, a partir de agora.
DESCARGAS ELÉTRICAS E O SISTEMA FOTOVOLTAICO
Para garantir proteção ao Sistema Fotovoltaico, um ponto fundamental é o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Existem normas técnicas que exigem requisitos básicos, que devem ser atendidos pelos projetos de sistemas de aterramento/proteção contra descargas elétricas.
Tais normas devem ser aplicadas em usinas fotovoltaicas construídas no chão e nos sistemas fotovoltaicos que, habitualmente, são instalados nos telhados de residências ou empresas. Atualmente, a mais importante é a ABNT NBR nº 5419/2015, que se encontra em revisão e está dividida em quatro partes.
SURTOS ELÉTRICOS
Surtos elétricos consistem em aumentos inesperados na tensão elétrica. Normalmente, são provocados por raios e podem causar grandes estragos nos equipamentos ligados à tomada e, consequentemente, despesas extras no orçamento. Outras causas para os surtos elétricos são: o constante ligar e desligar de máquinas de forma repentina e sem os cuidados necessários; os apagões, que podem causar grandes diferenças de tensão quando a energia retorna; o acúmulo de cargas elétricas durante o descarregamento de um aparelho (descargas eletrostáticas).
PROTEÇÕES PARA O SISTEMA FOTOVOLTAICO
Instalados em ambientes abertos, os Sistemas Fotovoltaicos estão propensos a descargas elétricas. Desse modo, é fundamental a checagem do funcionamento dos equipamentos de proteção.
Caso a placa solar receba a descarga de um raio, as consequências podem variar. O sistema pode ter seu tempo de vida diminuído, mas também, podem ocorrer danos irreversíveis que exijam a substituição de todo o equipamento.
Quanto mais placas o sistema tiver, mais suscetível a surtos elétricos ele ficará. A sobretensão também pode levar a transtornos nas situações em que a instalação elétrica não foi realizada da forma certa. Logo, ela deve ser feita somente por profissionais qualificados.
Os Sistemas de Proteção e Segurança são muito importantes para as placas fotovoltaicas, são eles:
1) Aterramento
2) DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos)
3) Para-raios
4) Normas técnicas
As descargas elétricas podem gerar danos ao Sistema Fotovoltaico, o que reduz sua vida útil e sua eficiência ou, ainda, exigindo a compra de outro sistema. Por isso, investir em equipamentos de proteção desde o projeto é a melhor ação a tomar. Vale considerar todos esses detalhes antes de planejar, comprar e instalar o sistema fotovoltaico.
🔋⚡ Quer saber mais sobre como você pode aproveitar o melhor em projetos elétricos, unindo sustentabilidade e eficiência energética? Então conheça a AZTEC Energia e Soluções! Peça um orçamento através de nossa aba “CONTATO” e converse com um de nossos especialistas.