Assim como qualquer empresa, uma auto escola só tem a ganhar usando energia solar. Existe a imagem que não se deve ter gastos altos na energia, afinal a maior parte do trabalho parece ser nas ruas, ensinando futuros motoristas. Da mesma maneira de outras empresas, se tem despesas grandes com equipamentos, desde a informática no escritório até a manutenção do veículo. Com a tendência de carros elétricos cada vez maior, com países planejando os utilizar em vez de gasolina, os gastos de energia poderão aumentar ainda mais.
Um sistema fotovoltaico teria um ótimo retorno, como a energia sustentável não tem despesas para ser gerada, trazendo uma economia que faz com que a aquisição e instalação se paguem em, na média, cinco anos. Realmente, quando se diz do sistema e da energia, o termo Investimento pode ser a melhor definição. Uma aplicação para o dinheiro, com o retorno financeiro garantido.
Está pronto para o Futuro?
Na Noruega, o plano é de até 2025 não se venderem mais veículos de combustão, e na União Européia, já se tem a meta para 2035. Considerando que cada vez mais países estão seguindo a tendência e aumentando as vendas, a expectativa é que o mesmo ocorra com o Brasil. Então, no futuro, a atualização chegará nas auto-escolas, que terão a necessidade de ensinar a usar carros elétricos. Conforme a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) a mudança já está começando.
Substituindo o abastecimento, os carros elétricos terão uma despesa nova em seu lugar, com a energia necessária para carregar as baterias. Certamente uma auto escola poderia abater esse gasto da carga com a energia solar fotovoltaica.
Além de estar com os carros elétricos para a demanda do futuro, não precisar gastar nada no abastecimento é excelente, não? E de quebra, a sua energia terá uma pegada de carbono cada vez menor!