Uma dúvida recorrente de nossos clientes é onde se deve instalar a energia solar. Neste contexto, não queremos dizer somente da posição do sistema no local, mas também de qual propriedade do cliente. Embora nossos engenheiros visitem o local para definir o melhor espaço, se precisa de mais conhecimento para qual será o local.
Idealmente, instalar em todos os locais para o autoconsumo é uma solução melhor do que o consumo remoto. Entretanto, nem todos tem o poder aquisitivo para esta solução. Vamos entender melhor como os nossos especialistas podem trazer a melhor solução para esta questão?
Qual é a melhor posição para instalar a energia solar?
Nossos especialistas sempre focam em trazer a maior incidência da luz solar, contando com as melhores tecnologias para a solução. A inclinação do telhado, direção dele e o que poderá causar sombras são alguns dos principais fatores que definem a posição dos módulos. Desse modo, nossa equipe consegue a maior precisão para o planejamento. Esta precisão também reflete em nossas instalações, contando com a equipe própria de técnicos instaladores, para entregar o sistema com a maior qualidade possível.
Na maioria dos casos, estas instalações aproveitam o espaço do próprio telhado do cliente, sem ocupar um espaço adicional. Entretanto, quando se tem o espaço, como em agronegócios, a posição dos painéis conta com mais uma vantagem. Em virtude de se ter um espaço aberto disponível, se tem a possibilidade de instalar os módulos com uma estrutura de solo. Dessa maneira, se consegue montar a estrutura visando o melhor ângulo e orientação para os módulos.
Onde devo instalar?
A instalação do sistema pode depender de vários aspectos. Com as mudanças da Lei 14.300, se tornou ainda mais importante considerar como será feito o uso dos créditos para distribuir a energia entre as propriedades. Os créditos são o excesso da energia gerada, que é injetado na rede da distribuidora, em que se contabiliza como créditos. Estes serão usados para a energia consumida fora do horário de geração, como a noite.
Em contrapartida, temos o consumo imediato da energia como a forma mais econômica de a aproveitar. Com este conceito em mente, em conjunto com a limitação de investimento para a instalação, podemos focar em uma característica para procurar.
A fim de garantir a melhor economia e eficiência de geração, a escolha ideal precisa de um telhado que possa garantir o uso mais eficiente do sistema. A simultaneidade da geração com o consumo também são ideais para a economia, considerando o consumo dos créditos. Desta forma, o local ideal deve ter o maior consumo durante o dia, seja durante a semana ou em finais de semana.
Entretanto, vale a pena de se lembrar que o sistema não depende somente do consumo imediato. Ao invés de um sistema grande abastecendo todas as propriedades remotamente, é mais vantajoso para muitos clientes que se façam instalações pequenas para cada uma de suas propriedades.
Dessa forma, enquanto podemos recomendar algumas decisões, o orçamento é essencial para que nossos especialistas possam recomendar a melhor solução para os nossos clientes.