🇺🇸

Energia Solar é cara?

É comum se ter a impressão que a energia solar é cara no primeiro contato que se tem com a tecnologia. No entanto, o investimento de um sistema fotovoltaico tem o retorno garantido. Vamos entender melhor os valores envolvidos em um projeto de energia solar, e porque a energia solar não é cara?

Porque a Energia Solar é cara?

A princípio, é importante que se realize um orçamento gratuito para que se defina o valor do sistema fotovoltaico. Com a finalidade de definir todos os aspectos do sistema, podemos analisar melhor cada caso. Em outras palavras, nenhum sistema será igual devido a uma lista extensa. Entre estes, apontamos alguns dos mais importantes: Seu consumo de energia, o melhor local para instalar o sistema, e como fixar o mesmo no local.

Assim, definimos a parte mais cara do sistema: Seus componentes. Quantos painéis são necessários, o inversor ideal, e a estrutura em que o equipamento fica fixado. Ademais, este é o momento para a análise da infraestrutura necessária para conectar o sistema. Com a finalidade de entregar a maior qualidade, nós escolhemos o equipamento e fornecedores de acordo com o necessário.

Com o fornecedor, se tem mais fatores que estão fora de nosso controle, e influenciam bastante no preço. A maior parte dos equipamentos fotovoltaicos são importados, com o frete e taxas envolvidos. Também se tem o preço da revenda pelos fornecedores, e o frete do fornecedor até o local da instalação. Embora se trate de um frete rodoviário, o peso da carga passa de 30 quilogramas por painel solar.

 

Custos da Instalação

Além do custo do equipamento para a energia solar, também se tem o valor da obra e do serviço que serão realizados. Comparando com os custos do equipamento, estes são bem menores. No custo, contamos com mais alguns fatores. O material utilizado, a mão de obra e despesas do projeto são alguns dos principais exemplos.

Como a Energia Solar não é cara

Primeiramente, deve se ver que instalar a energia solar é um investimento. Desta forma, se investe o valor do equipamento e da instalação a fim de se obter um retorno. No caso da energia solar, este retorno vem na forma da economia da conta de luz.

Por isso é importante se instalar de forma segura, visando a durabilidade do sistema. Quando bem instalado, o sistema conta com uma durabilidade maior de seus componentes, ou seja, mais tempo gerando energia e economizando. Enquanto estima-se que o sistema se pague em quatro a cinco anos, a maioria dos painéis tem a garantia de duas a três décadas. A escolha do melhor equipamento influencia este prazo, com a possibilidade de se aproveitar melhor os painéis. Desta forma, a energia solar traz uma redução de custos que se aproxima de três a quatro vezes o valor investido inicialmente.

Além deste período em que a economia faz com que o sistema “se pague”, também existe a possibilidade de gerar créditos com o excedente não utilizado. Enquanto com a Lei 14.300 agora é necessário que se pague o uso da rede, ainda se tem uma economia desta forma, apesar do payback ser maior.

A energia solar pode ficar menos cara?

resumidamente, sim. Existem muitos bancos com a opção do financiamento solar. Se você buscar em seu banco de preferência, pode existir a opção do financiamento. Também contamos com parceiros que tem as opções de pagamentos de 60 prestações, o tempo semelhante ao payback mencionado acima.
Seria como instalar enquanto paga o mínimo, com a possibilidade de usar a economia para pagar as prestações.

Não perca a oportunidade e faça um orçamento gratuitamente.

Agende um Orçamento