No tópico de energias sustentáveis, vemos a predominância de alguns tipos de energia, como a Energia Eólica e a Energia Solar. Quando se pensa na geração própria da energia, é uma dúvida comum de qual será a solução mais eficiente.
A fim de comparação, o vento e o sol são duas fontes de energia com muito em comum. Ambas tem fontes de energia ilimitadas, já que sempre se terá correntes de ventos passando pelo local, assim como a luz solar. Contudo se tem dias nublados, e dias com menos vento, que trazem uma geração menor para estes sistemas. Outro benefício em comum das duas fontes está na geração de energia no cotidiano, com pouca manutenção necessária.
Vantagens e Desvantagens da Energia Eólica
Assim como a energia solar, se tem pontos positivos e negativos na geração da energia eólica, que devem ser considerados enquanto se decide se será instalado.
Vantagens
- Fonte de energia limpa
- Sem emissões de poluentes
- Ocupa menos espaço Horizontal
- Maior potência máxima
Desvantagens
- Geração com alta variância.
- Depende do clima e época do ano.
- Impacto visual notável.
- Produz ruídos constantes.
A energia eólica conta com duas possibilidades em suas hélices, com o modelo mais tradicional e um modelo vertical.
No modelo mais tradicional, as pás ficam na frente, direcionadas ao sentido de onde o vento vem. Normalmente, é necessário um sensor para a direção do vento, corrigindo o posicionamento ideal para a geração.
Enquanto isso, em modelos de eixo vertical, não é necessário o sensor, uma vez que independente do sentido do vento, será possível que as pás girem neste eixo.
Em ambos os modelos, a energia é gerada em corrente alternada, diferente da na energia solar. Entretanto, a carga tem mais variação do que nas placas fotovoltaicas. Isso significa que, semelhantemente aos inversores, é necessário que se tenha equipamento adicional para estabilizar a carga.
Em comparação à Energia Solar
Quando o objetivo é a geração de energia para o consumo próprio, sistemas fotovoltaicos ainda são mais viáveis pela estabilidade da energia, que poderá ser gerada quase todos os dias, em comparação a geração sazonal da energia eólica.
Entretanto, vale a pena mencionar as suas desvantagens em comparação a energia eólica. A princípio, também se depende do tempo, apesar que seja do sol para a sua irradiação. O sentido também é importante para se ter a maior incidência da luz do sol sobre a superfície dos módulos. A área ocupada pelos módulos tende a ser bem maior do que as turbinas, principalmente com o modelo de eixo vertical. A energia solar também depende da luz do dia, não tendo a possibilidade de gerar durante a noite para o consumo imediato.
Embora não seja a solução que se quer quando buscando gerar energia com o vento, a energia solar também é uma ótima fonte para a energia sustentável, e sem emissões de poluentes, que pode ser instalada em quase qualquer local, como nós apresentamos em nosso portfólio.