Frequentemente, observamos a dúvida entre as diferenças da energia solar e a energia fotovoltaica. Nesta dúvida, pode-se ver que a questão se refere a outros tipos de energia solar, como a energia térmica. Em outras palavras, a dúvida está entre os aquecedores solares, e os painéis fotovoltaicos. Sobretudo, para quem observa, ambos os módulos fotovoltaicos e os coletores dos aquecedores podem ser parecidos, sendo apenas painéis no telhado.
Diferenças entre Energia Solar Térmica e Energia Fotovoltaica
Enquanto ambos os termos são comuns para a energia elétrica solar, ou a energia fotovoltaica, frequentemente se existe o mal entendido considerando a energia solar térmica. Aquecedores solares são o outro uso comum para o termo “Energia Solar”. Assim como a energia fotovoltaica se trata da energia elétrica, o termo tem o uso para a energia térmica do aquecimento.
Com a finalidade de se economizar na energia, é possível instalar um ou ambos os sistemas em um local. desta forma, além de reduzir o consumo de energia com o aquecedor solar, é possível garantir que a energia consumida vem de uma fonte sustentável e econômica. Pode-se calcular o consumo de chuveiros e demais aparelhos a fim de se estimar o consumo e a melhor solução para qual sistema instalar. Vamos entender eles melhor?
Energia Solar Fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é usada para a geração de energia elétrica a partir da reação de suas células, feitas de silício. O material reage a luz solar, gerando uma corrente elétrica. A fim de realizar a reação da forma mais eficiente possível, os módulos contam com várias células de silício, os quadrados escuros que podem ser observados nos módulos. Estes são os responsáveis por toda a geração do sistema, enquanto os inversor realiza a conversão para o seu uso.
O papel do inversor é altamente importante para garantir a segurança da rede da casa, sendo ele o responsável por conectar a energia dos módulos. Para isto, é necessária a conversão da rede de corrente contínua dos módulos para a corrente alternada. O inversor e seus disjuntores também são responsáveis pela segurança do equipamento para gerar a própria energia em seu telhado, de forma segura.
Entretanto, sem uma bateria em seu sistema, o excedente da geração é injetado na rede, contabilizando créditos para o seu uso fora do horário de geração. Ainda sem a bateria, o inversor também conta com medidas de segurança para não injetar energia em uma rede que está desligada, não sem trazer riscos à manutenção desta. Esta medida de segurança. Este valor dos créditos e o momento que o sistema para de usar energia podem ser compensados.
Esta energia é usada utilizada por todos os aparelhos do local instalado, como geladeiras, chuveiros elétricos, câmeras de segurança e tomadas. Em contrapartida, os aquecedores, como o nome indica, estão atrelados ao aquecimento da água. Vamos entender melhor o funcionamento?
Aquecedor Solar
O aquecedor solar usa a energia solar térmica, absorvendo o calor do sol para aquecer a água de um local. Entretanto, para o seu melhor uso, deve se tomar o banho em um horário de sol. Muitos chuveiros permitem que se tenha uma alternativa para o aquecimento devido aos dias nublados, normalmente com o aquecimento a gás ou elétrico.
Para o seu funcionamento, se tem o coletor, equivalente aos módulos do sistema fotovoltaico. A superfície destes é feita com materiais que absorvem melhor o calor, normalmente pintados com uma tinta preta especial para facilitar o processo. Em seguida, calor será transferido para as serpentinas que ficam dentro ou debaixo do material. A serpentina, responsável pelo aquecimento da água, a transporta para o reservatório onde se armazena a água, completando um ciclo de volta para o coletor, mantendo-se aquecida. Enquanto o conceito é o mesmo, existem vários modelos, que podem ser a solução ideal para cada local.
Ao se usar a água do reservatório, este mistura a água aquecida com a água encanada, com a proporção das torneiras definindo a temperatura final da mistura. O consumo da água é abastecido pela caixa d’agua. Isto resulta em um sistema que, apesar de não ser econômico, reduz o consumo de energia. Pode se observar que a maior parte do consumo de água está no uso de resistências, assim como de um chuveiro elétrico e aquecedores de piscina.
Energia Termosolar
A energia térmica também gera energia elétrica. É comum que outras fontes de energia, principalmente combustíveis, utilizem a temperatura da combustão para gerar energia. Este também é o caso da energia nuclear, que utiliza a reação para a emissão de calor. Da mesma forma, a temperatura do sol, principalmente quando concentrada, permite a geração de energia por este meio.
Neste caso, a serpentina é substituída por um cano no centro de um espelho côncavo, focando o calor em um único ponto. Dessa maneira, é possível se atingir temperaturas mais altas, o que significa uma maior pressão no material. Este material, ao invés da água para o uso residencial, pode ser um óleo, sal derretido ou vapores em alta pressão. Este tipo de usina aplica a fonte renovável de energia do sol, em conjunto com usinas termoelétricas convencionais. Desta forma, pode-se reconhecer que estamos falando de uma usina que também não tem emissões, assim como a usina fotovoltaica.
Entretanto, é importante ressaltar que este tipo de usina depende de uma grande escala, diferente da geração no próprio telhado. Usinas heliotérmicas precisam de um espaço amplo, com espelhos e refletores grandes para captar a luz do sol que é necessária para esta energia.
Agora que você conhece melhor os tipos de energia solar, esperamos que isso possa te ajudar a fazer a melhor decisão com o sistema ideal para você.
Peça um orçamento com os nossos especialistas para ter a melhor resolução fotovoltaica!