O agronegócio é fator muito importante para a economia do Brasil. Este setor possui um papel de destaque no suprimento alimentar e também em fornecer matérias-primas para as indústrias. Desta forma, é muito importante saber como funciona a energia solar no agronegócio.
Existem certas atividades realizadas em larga escala dentro do agronegócio que dependem muito da energia elétrica como bombear a água para os animais, fazer a irrigação de áreas destinadas ao plantio, construir estufas e cercas elétricas entre outros mais.
A energia elétrica, por ter taxas muito altas, torna-se um dos recursos mais caros para o agronegócio. Portanto, uma solução para este problema é a energia solar.
Solicite seu orçamento
Vantagens deste tipo de energia
Um dos fatores mais positivos para se levar em consideração na instalação de sistemas fotovoltaicos na pecuária e agricultura são as grandes extensões de terra disponíveis para instalar diversos painéis garantindo então, uma grande quantidade de energia.
Esta será suficiente para atender às várias demandas deste ramo econômico.
A energia solar para o agronegócio proporciona grandes economias tanto para a fatura de energia elétrica como também para mais tranquilidade, pois não haverá variações de preço que ocorrem com a rede elétrica.
Outro fator relevante, é a durabilidade média de um sistema fotovoltaico que é por cerca de vinte e cinco anos. Porém o tempo de retorno do investimento acontece entre dois e sete anos. Portanto, é possível ter uma grande vantagem econômica.
Podemos considerar, assim, a otimização da instalação do sistema. Pois não haverá interferência na produção do seu agronegócio, não sendo necessário parar as atividades para sua instalação.
Depois de implantar o sistema, além da vantagem da qualidade da sua produção, ainda haverá um aspecto muito importante que é o marketing verde. Isso diz respeito à sua posição no mercado, pois cada vez mais terá a preocupação com os impactos ambientais.
Como a energia solar ajuda a diminuir esses prejuízos, por ser sustentável, os seus consumidores, tanto médio como os maiores, obterão, então, um melhor conceito nesse posicionamento diante do mercado.
Benefícios para o seu negócio
Há outros benefícios além de reduzir os custos para o agronegócio tais como:
- Maior autonomia ao produtor – ao se trabalhar com a energia solar, ele não depende mais de outras fontes não renováveis. Existem diferentes tipos de instalação dos painéis fotovoltaicos. Aqueles que podem armazenar energia ou escolher a conversão onde é usada a energia excedente. Desse modo você terá energia elétrica mesmo nos períodos de pouca claridade.
- Fortalecimento da sua agricultura de precisão – para reduzir os custos com a eletricidade, o produtor terá mais motivação para investir em modelos sustentáveis mais novos. Um exemplo disso é a agricultura de precisão, pois a energia solar oferece um investimento em automação. Através desse sistema é possível monitorar as informações e também outras tecnologias.
- Facilidade de instalação e manutenção – a montagem de painéis fotovoltaicos e de quadros elétricos é muito simples. A sua manutenção também não exige muito. Os custos de instalação e manutenção acabam recompensando pelo ótimo retorno de economia oferecido. É possível fazer economia com a instalação ou aluguel de gerador de energia porque existem geradores criados para energia solar.
👨🏼🌾 Tem um agronegócio? Instale um sistema fotovoltaico com a Aztec Energia e já começe a economizar!