Na busca por Carregadores Veiculares, proprietários de veículos elétricos sempre se surpreendem com vários tipos disponíveis. Mas você sabe qual carregador será a solução ideal para a carga do seu veículo?
A princípio, pode se parecer que a solução é simples, com o carregador que tenha a maior carga para possibilitar a maior eficiência do veículo. Entretanto, existem inúmeros aspectos que são relevantes para a escolha da solução ideal. Não apenas o carregador entregará a carga ideal para o veículo de uma forma segura, assim como garante a carga adequada para a rede. Não só uma residência, como também em empresas e comércios, observamos o limite de tensão que resulta em um limite para a potência do carregador.
Entretanto, nem sempre o vendedor na concessionária entende a infraestrutura necessária para o carregador. A fim de trazer um ponto de venda, se simplifica com a frase “só precisa ligar na tomada” que diverge da realidade. Para a segurança do local onde se instalar, em conjunto com a do carro, é ideal se aplicar a proteção devida. Entre eles, podemos listar como os dois principais o aterramento e a proteção contra surtos.
Tipos de Carregadores Veiculares
Apesar de ser possível falar muito mais sobre o que é necessário e os fatores que podem dificultar a solução, vamos voltar ao foco. Muitos de nossos clientes pesquisaram sobre os seus carros, e a melhor solução para carregar a bateria antes de nos encontrar. Nessas buscas, se observa um grande volume de tipos de carregadores, cada um com seus termos. Eles podem ser resumidos em cinco tipos de carregadores Veiculares: De emergência, portáteis, Wallbox, Parking e Estações.
Carregadores de Emergência
Inicialmente, carros elétricos costumavam vir com este modelo de carregador. O modelo é o mais barato e versátil para carregar, com a possibilidade de seu uso em qualquer tomada. O aparelho conta com um plug de tomadas convencionais, de 10 Amperes, assim como os aparelhos eletrônicos que usamos em nosso dia a dia. Entretanto, esta carga é notavelmente mais demorada devido a sua baixa potência em comparação com outros modelos.
Carregadores Portáteis
O tipo mais comum atualmente, os carregadores portáteis prometem uma carga mais rápida. Apesar de ter a mesma forma do carregador de emergência, os carregadores portáteis aceitam potências mais altas. Em alguns modelos, seu plug é trocado a fim de se ter uma carga maior, com a tomada industrial, como pode se ver na foto ao lado.
Apesar da proteção melhor em comparação ao de um carregador de Emergência, os carregadores portáteis estão próximos a funcionalidade de um carregador Wallbox. Suas limitações estão no seu tamanho, e pela característica de um carregador portátil.
Carregadores Wallbox
Literalmente traduzido como “Caixa na Parede”, os carregadores deste tipo são os mais comuns. Estes modelos oferecem a carga sob medida para o veículo, e são bem comuns para o uso residencial. A solução é mais segura do que os carregadores portáteis, principalmente quando devidamente instalado. Desse modo, seu único limite está na tensão do local em que instalar, e pode garantir a carga ideal para o veículo de acordo com a rede. Além disso, o carregador deste tipo conta com mais funções do que os outros vistos anteriormente.
A fim de monitorar a carga, a maioria dos modelos Wallbox contam com a conexão da internet. Alguns modelos também possibilitam o uso de cartões RFID para evitar o uso do carregador por outros veículos, principalmente em condomínios verticais. Para o seu uso comercial, existe a possibilidade da integração deste monitoramento com aplicativos que permitem cobrar o consumo, ou até mesmo pelo próprio aparelho.
Carregadores Parking
Enquanto muitos espaços comerciais optem pelos carregadores Wallbox, a solução dos carregadores Parking foca neste setor. Eles tem a versatilidade para atender carros elétricos dos clientes da forma mais segura possível, com a facilidade de uso para o cliente em mente. Para o proprietário, este sistema garante o sossego, com a integração da internet para o monitoramento de seu uso, disponibilidade de seu controle, e a possibilidade do cliente pagar pela carga de seu veículo, sem gerar despesas adicionais. Estes modelos podem ter mais de um cabo, carregando mais de um carro simultaneamente.
Estações de Recarga Rápida
Os populares Eletropostos, normalmente com o formato que remete ao de bombas de gasolina, estes modelos prometem a carga completa do veículo em menos de uma hora. Com mais de um cabo, estes carregadores contam com uma potência bem alta, e costumam ter a tecnologia para detectar a necessidade do carro conectado, e seguir a carga proporcional de forma segura. Certamente é importante ressaltar que devido a sua potência alta, a demanda de energia deste sistema depende de um sistema próprio.
A solução, apesar de ainda ser novidade no Brasil, está sendo disponibilizada em cada vez mais locais. Eventualmente, a expectativa é da disponibilidade de eletropostos facilitar a viagem de veículos elétricos, uma vez que a principal questão de proprietários de carros elétricos está na sua autonomia. A autonomia de um veículo elétrico é definida pela distância que o veículo pode percorrer com a sua carga completa. Todavia, a maioria destes cálculos não levam em consideração fatores como o consumo de energia de outras partes do carro.
Agora que você conhece melhor os tipos de carregadores veiculares, é possível que as possibilidades pareçam ainda maiores para a solução ideal para o seu carro. Entre em contato e peça o seu orçamento com os nossos especialistas, e aproveite a maior qualidade para a carga mais eficiente e segura para o seu carro!