←Nossos Serviços

Energia Solar Fotovoltaica para um Condomínio

Representação minimalista de um painel fotovoltaico.

A primeira impressão que um condomínio residencial costuma ter da energia solar fotovoltaica é questionando a viabilidade em seu local. Estamos sempre felizes de explicar os sistemas fotovoltaicos para quem está interessado, além de suas muitas vantagens.

Apesar do sistema estar cada vez mais popular e com um mercado grande, deve-se ter os devidos cuidados na escolha de sua aquisição. A tecnologia utilizada está sempre atualizando, ou seja, é importante que a empresa esteja sempre atualizada a fim de ter um projeto focado em uma entrega de alta qualidade.

Não apenas o equipamento mais atual está cada vez mais eficiente, como também os sistemas mais modernos cuidam melhor de situações adversas. Para exemplificar, sombras costumam ser o maior problema de um sistema no dia a dia.

Por causa de uma sombra, um sistema convencional perde a maior parte de sua eficiência. No entanto, equipamentos mais atualizados contam com sistemas que individualizam os painéis, a fim de reduzir a perda das situações adversas. Visto que uma sombra poderia acabar com toda a geração, com toda a certeza deve se preocupar com a escolha deste equipamento.

Além disso, enquanto o equipamento é um grande fator, ele fica em segundo lugar comparado a uma equipe qualificada que o instale. Abaixo na página explicaremos melhor nosso método, e como a equipe é considerada um grande diferencial para nós.

Como funciona a Energia Solar em um Condomínio?

Primeiramente, o sistema costuma ser procurado por clientes que querem reduzir a conta de luz, uma das principais vantagens do sistema fotovoltaico. Essa energia gerada pelo sistema é feita pela reação do material principal do painel, os cristais de silício. Assim como uma bateria, o sistema conta com polos positivos e negativos, de tal forma que com a reação do sol, se cria uma corrente elétrica. Entretanto, a corrente por si não pode ser ligada na residência, direto para as tomadas.

Por analogia, o resultado equivale a se conectar um aparelho 110 volts em uma tomada 220. A energia primeiramente passaria por um sistema que adapta a energia. Essa é a caixinha na parede, chamada de Inversor.

Após passar pelo inversor, a energia pode ir para um armazenamento, ou bateria, como seria o caso de um sistema off-grid ou híbrido, ou pode ir direto ao quadro de distribuição para o consumo próprio. Em um sistema conectado à distribuidora, como o on-grid ou híbrido, o excesso retorna à distribuidora, sendo registrado como créditos para o usuário. Portanto, o excesso que for gerado durante o dia continuará aproveitada, seja na forma da energia armazenada, ou os créditos que abatem o custo.

Condomínios tem mais um fator interessante para a energia solar fotovoltaica. Os créditos podem ser usados pelos residentes com microgeração ou minigeração para compartilhar a energia gerada, sem burocracia. Assim, a economia fica mais fácil ainda, e todo o condomínio conta com uma fonte limpa, renovável e barata de energia.

Sistema on-grid de energia solar fotovoltaica, com o uso em uma residência, condomínio ou empresa.

Benefícios

Um cofrinho tradicional para representar economia.

Economia de Energia

A economia de um sistema fotovoltaico pode chegar a 99% da conta de luz. Em cerca de quatro a cinco anos, o sistema se paga completamente.

Uma lâmpada incandescente representando consumo de energia.

Longevidade do Sistema

Como resultado de uma instalação com qualidade, o sistema poderá ser duradouro, garantindo o sossego do usuário por décadas. Durante esse tempo, o sistema tem a manutenção mínima e fácil para os técnicos instaladores.

Carro Elétrico com um fio de tomada para representar o carregador.

Sustentabilidade

Acima de tudo, a energia gerada por painéis fotovoltaicos não emite poluentes, e vem de uma fonte ilimitada e limpa, sem riscos durante a sua longevidade.

Uma página de um documento.

Energia Compartilhada

Principalmente em condomínios, o compartilhamento da conta de energia é facilitada. Em prédios, ainda existe a possibilidade da instalação ser feita com o propósito de abater a conta de vários residentes.

Ícone de um prédio, como uma representação de serviços para empresas.

Imagem Positiva

A imagem do painel traz uma associação ótima. Mesmo que nem todos gostem de sua estética de primeira, eles mostram a imagem de alguém ambientalmente responsável. Para empresas e condomínios, isso pode ser um atrativo notável.

Como Instalamos a Energia Solar Fotovoltaica em um Condomínio

1️⃣ – Visita do Especialista

Desde o primeiro contato com a Aztec, o cliente estará falando com um engenheiro especialista, que saberá exatamente como resolver a questão energética sob medida.

Equipe de engenheiros da Aztec Energia trabalhando em um projeto.

2️⃣ – Projeto

Após a coleta de dados do especialista, o nosso time de engenheiros especializados garantem que o projeto será realizado da melhor maneira e com o melhor equipamento possível. Afinal, todos os nossos clientes merecem o melhor.

Representação de um projeto sendo aprovado.

3️⃣ – Aprovação

O projeto é entregue para os órgãos necessários para a aprovação, principalmente a distribuidora de energia. Dessa forma, garantimos a sua conformidade para uma execução segura e sem problemas no futuro.

Instaladores trabalhando, subindo escada com um cabo em mãos.

4️⃣ – Instalação

A nossa equipe própria de técnicos instaladores seguem a instalação com todos os cuidados necessários para garantir que o equipamento será entregue nos conformes. Assim o cliente não terá problemas no futuro.

Projeto sendo entregue e explicado ao cliente pelo nosso engenheiro.

5️⃣ – Relatório de Entrega

Se realiza o registro do projeto e instalação, verificando a qualidade entregue ao cliente, sem riscos de avarias. O registro também permite a facilidade da manutenção, tal qual for necessária ao decorrer dos anos.