Nosso Portfólio

Gerador Solar em Agronegócio

Representação minimalista de um painel fotovoltaico.

Módulos

72
Representação minimalista de um painel fotovoltaico.

Potência

38,88 kWp
Representação minimalista de um painel fotovoltaico.

Geração

4.750 kWh /mês
Representação minimalista de um painel fotovoltaico.

Economia

R$ 3.264,11 /mês

Como o gerador solar pode ajudar em um agronegócio? São inúmeras maneiras. Como se tem inúmeros processos que o setor rural faz que usam energia, ou tem a possibilidade de seu uso, as possibilidades são amplas. O principal foco está em conseguir as utilizar, sem ter que se preocupar com despesas adicionais devido ao consumo de energia. Como o jargão diz, “gerar a própria energia, e pagar o mínimo em sua conta de luz”.

Que consumo justifica o gerador solar no agronegócio?

O investimento pode ser justificado por processos da produção e que possam facilitar o trabalho no setor rural. Seu uso mais popular está em bombas de água, que permitem abastecer casas, sistemas de irrigação, água para os animais, e demais sistemas em uma fazenda. Enquanto a demanda de água é abastecida por um sistema pequeno, se é necessário instalar mais painéis se o plano é de um consumo maior. Secar grãos, por exemplo, é um processo que tem uma facilidade em ser acelerado com sistemas elétricos. Também se tem o uso da energia em outros processos dos alimentos, como seu processamento, preparo, e refrigeração.

Independente da atividade agropecuária, dá para se aproveitar a energia. A geração trará uma autonomia aos produtores, em virtude da independência de outras fontes de energia, e possibilidade de realizar os processos no próprio local. Em outras palavras, o gerador solar torna o agronegócio mais rentável e lucrativo, com um retorno rápido sobre o investimento. Dessa forma, além de contar com uma economia que tem o seu retorno em cerca de quatro a cinco anos, o agronegócio ainda possibilita a propaganda positiva de sua solução. Assim como se existem os produtos orgânicos, gerar a própria energia em um agronegócio permite a possibilidade de se apresentar o negócio com a sua sustentabilidade, atraindo mais consumidores.

Entretanto, a energia ainda traz mais benefícios, podendo ser usada igual em um sistema residencial para tarefas do dia a dia, e até para a segurança do local. Cercas elétricas, alarmes, monitoramento e iluminação são bons exemplos da segurança que dependem da energia. Apesar de se usar a energia durante a noite, se tem soluções para isso. Por exemplo, o armazenamento de energia em sistemas off-grid ou híbridos, ou também o uso de créditos.