Uma vitória marcante para a nossa história: pela primeira vez, a Energia Solar no Brasil supera a Hidrelétrica de Itaipu!
Conforme o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil acaba de superar a marca de 14 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, superando a potência instalada da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Ainda conforme a ABSOLAR, a fonte solar já arrecadou ao nosso país, mais de R$74,6 bilhões em novos investimentos, R$20,9 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e produziu mais de 420 mil empregos acumulados desde 2012. Através dessa realidade, também eliminou a emissão de 18,0 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.
Atualmente, é esperado que setor apresente um crescimento acelerado ainda este ano nos Sistemas Solares em operação no Brasil, principalmente aqueles de geração própria, em devido ao aumento nas tarifas de energia elétrica e da entrada em vigor da Lei n° 14.300/2022, que estabeleceu o Marco Legal da Geração Própria de Energia. Diante dessa realidade, esse é o melhor momento para se investir em Energia Solar.
⚡ O FUTURO DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL
A estimativa é de que, em 2024, o território brasileiro contará com, aproximadamente, 887 mil Sistemas de Energia Solar conectados à rede e instalados, estabelecendo uma maior economia em relação às distribuidoras convencionais, além da manutenção e preservação ambiental do País.
Conforme apontam os dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em relação a janeiro de 2021, a geração de energia das usinas fotovoltaicas cresceu em 60,9% já no primeiro mês de 2022. Os registros da produção constataram 1.134 MW médios (2022), contra 705 MW médios (2021).
Além disso, houve uma alta de 18% em relação às Usinas Térmicas e de 98,6% das Usinas Eólicas. Esse desenvolvimento expressivo está diretamente relacionado à capacidade instalada da fonte de 2021 para 2022, além da situação meteorológica que fez com que as Usinas Eólicas do Nordeste do Brasil tivessem uma produção abaixo da esperada em janeiro de 2020. Em sua totalidade, a produção de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou 70.845 MW médios, um aumento de 0,6% em relação ao igual período do ano anterior.
⚡ INVISTA NO FUTURO
🔋 Quer saber mais sobre como você pode aproveitar o melhor em projetos elétricos, unindo sustentabilidade e eficiência energética? Então conheça a AZTEC Energia e Soluções! Peça um orçamento através de nossa aba “CONTATO” e converse com um de nossos especialistas.