🇺🇸

Veja qual o orçamento da energia fotovoltaica

Você sabe como fazer um orçamento da energia fotovoltaica? Saiba aqui o que deve ser considerado na hora de começar a planejar o seu projeto.

Diferenças entre energia solar e fotovoltaica

Solicite seu orçamento  Residência em Bragança Paulista

A diferença entre energia solar e energia fotovoltaica é quase nula. Mas, em geral, quando alguém se refere à energia solar, na verdade, está falando sobre a energia térmica – utilizada para aquecer a água, por exemplo.
Por outro lado, a energia fotovoltaica é a energia utilizada para alimentar lâmpadas e eletrodomésticos.
Ambas, no entanto, utilizam o mesmo princípio de funcionamento, captam o calor do sol para transformá-lo em energia. Porém, a térmica necessita de um coletor solar, que converte a radiação em calor, enquanto a energia fotovoltaica precisa de um investimento maior para a instalação do sistema.
Para a instalação é necessário uma placa solar, um medidor bidirecional de energia, um inversor, e, obrigatoriamente, um projeto para instalação. Mas, qual o orçamento da energia fotovoltaica?

Orçamento da energia fotovoltaica

O orçamento da energia fotovoltaica para o seu imóvel vai variar de acordo com as especificidades do local. Para se ter uma ideia, o valor do projeto costuma começar na casa dos R$12.000 reais.
Confira abaixo alguns fatores que podem influenciar nesse valor.

O que influencia no valorSupermercado com painéis fotovoltaicos instalados pela Aztec.

Consumo elétrico

O projeto de um sistema fotovoltaico é idealizado para suprir toda a necessidade elétrica de um imóvel, comércio, indústria ou seja lá o que for. Assim, o tamanho do sistema de energia fotovoltaica será proporcional ao consumo de energia do local.
Isso porque o número de placas aumenta de acordo com a quantidade de eletricidade utilizada pelo imóvel.

Radiação solar local

As placas solares geram energia elétrica através da conversão da luz do sol, dessa forma, sua produção é automaticamente ligada ao quanto de luz solar chega ao local em que estão dispostas as placas.
As regiões do Brasil que mais têm potencial energético baseado nesse fato são: Nordeste, Centro-Oeste,Sudeste, Norte e Sul.
Entendemos, portanto, que dois sistemas com o mesmo tamanho, um instalado no Nordeste e outro no Sul irão registrar quantidades distintas de energia solar ao longo de um mesmo período.

Inclinação do telhado

Outro fator que influencia na produção de energia elétrica e, consequentemente no valor a ser investido nessa estrutura é a inclinação do telhado em que serão instaladas as placas solares.
No Brasil, assim como nos demais países do hemisfério Sul, a posição ideal para a instalação dessas placas é o Norte. Desta maneira, telhados voltados para o Sul, nordeste ou noroeste possuem uma perda significativa na produção de energia.
Telhados brasileiros voltados ao nordeste e noroeste apresentam perdas.

Sombras

As sombras que incidem sobre o painel solar também podem prejudicar a produção e no final alterar o custo final do projeto.
Dessa forma, imóveis que possuem em seus arredores árvores, postes, prédios ou qualquer outro elemento que possa projetar sombra sob as placas solares devem levar esse fator em consideração na hora da criação do projeto.

Conclusão

Em resumo, é difícil dizer ao certo o quanto você vai gastar com o seu projeto, mas é possível ter uma base a partir da análise dos fatores expostos acima.


Se você deseja saber mais sobre o assunto e entender as vantagens de investir na energia fotovoltaica não deixe de conferir nossos artigos aqui no blog.

Solicite seu orçamento