🇺🇸

O Calor ajuda na Geração de Energia?

Quando falamos da Energia Solar Fotovoltaica o Calor não ajuda, e até mesmo resulta em uma perda de eficiência. Entretanto, em usinas termoelétricas se aproveita a Energia Térmica para o processo de geração de energia. Vamos entender melhor a diferença do Calor na geração de energia, e processos que não dependem desta fonte?

O Calor na Geração de Energia Solar?

Como especialistas em Energia Solar, vamos começar entendendo como a Energia Solar funciona, e o relacionamento da temperatura nesta geração de energia. Enquanto os painéis se beneficiam do Sol, o que gera energia solar é a Luz, e não o Calor. Em outras palavras, um processo que converte a Luz do Sol em Energia Elétrica, como o nome diz, o processo Fotovoltaico. Entretanto, é inegável que ao ficar no Sol, estes painéis também esquentarão, e por isso é bom saber como isto influenciará para a geração.

Na maioria dos sistemas elétricos, ocorre uma perda de energia ao longo do percurso desta. Nos sistemas fotovoltaicos, vemos a perda da Energia desde os painéis, ao cabeamento e o inversor que adapta esta energia para o seu uso. Para assegurar esta geração, trabalhamos com o nosso time técnico considerando a distância dos módulos para a superfície, principalmente quando instalados em um telhado. Como resultado, o sistema dissipará parte do calor, principalmente em dias com mais vento.

Idealmente, o melhor dia para um sistema fotovoltaico não será aquele dia mais quente durante o verão. Em virtude de um dia mais fresco e arejado, teremos menos acúmulo do calor, refletindo em menos perdas. Uma temperatura amena com alta irradiação solar possibilitam o máximo de geração, com menos acúmulo de temperatura que causará perdas. Também observamos que o clico do dia para a noite ajuda na dispersão do calor. Como resultado nossos sistemas não aquecerão cada vez mais, aproveitando a sua vida útil.

Se gera Energia Solar durante Chuvas, dias Nublados e até de Noite?

Primeiramente, vamos desmascarar um dos maiores mal entendidos da geração fotovoltaica: Não se tem a “Energia Lunar”, nem mesmo em noites de Lua Cheia. Isto é porque a irradiação solar, que é usada para a geração não é suficiente durante este período. Uma vez que se tenha uma carga muito baixa, os inversores fotovoltaicos contam com medidas de segurança que o desligarão. Trabalhamos com esta tecnologia no sistema com o intuito de minimizar os riscos durante a manutenção ou limpeza do equipamento.

Em contrapartida temos a irradiação suficiente em dias nublados e de chuva, embora significantemente menor. Durante estes dias, não se terá o calor suficiente para resultar em perdas. Entretanto observamos uma geração que será um pouco maior após a  chuva, devido a remoção de alguns resíduos.

Usinas Heliotérmicas: Gerando Energia com o Calor do Sol

Embora trabalhemos com a solução da Energia Fotovoltaica, a tecnologia para aproveitar o aquecimento está disponível em sistemas de escalas maiores. Funcionando semelhantemente ao aquecedor solar residencial, se tem o aquecimento de um líquido, o qual será utilizado para a geração de calor. No entanto falamos de temperaturas significante maiores do que as que vemos em coletores solares. Como se tratam de dutos onde buscamos uma pressão alta, seus coletores costumam ser espelhos parabólicos.

Assim como nas demais usinas Termoelétricas, onde vemos a conversão do calor em energia elétrica, há mais etapas no processo. A princípio, recebemos a energia térmica diretamente em um material. Na maioria dos casos, se trata de um óleo ou água, que terá mais pressão com o aumento da temperatura. A conversão desta energia para a Energia Cinética, do movimento, se dá com esta pressão, onde observaremos, tradicionalmente, movimentando uma turbina. Ao mover as bobinas, estas geram a energia elétrica.

Geração de Energia diretamente com o Calor

Em todas as formas de obtenção de energia elétrica através do calor, falamos de processos físicos. Na maioria destas, a mudança principal se trata de qual será a fonte da energia térmica, geralmente de um combustível. Enquanto no Brasil temos uma matriz energética com bastante destaque em fontes renováveis, ainda temos fontes emissoras de poluição, com usinas à carvão. Além da queima de combustíveis, também se tem formas mais orgânicas, como usinas de biomassa. Dentro de usinas nucleares também se tem a geração termoelétrica, usando a reação nuclear para criar o mesmo vapor que se tem em demais processos.

Também existe a possibilidade do uso da Energia Geotérmica em países que contam com atividade vulcânica. Geralmente aplicando os mesmos conceitos da energia térmica, se aproveitam fontes naturais de calor. A pressão da água em gêiseres, ou a indução deste vapor em perfurações do solo é usada de forma semelhante. Como resultado, se tem uma fonte de energia completamente natural.

O que é o Hidrogênio Verde?

O Hidrogênio é mais uma possibilidade para a sustentabilidade na geração de energia. O calor de sua queima não produz emissões de poluentes, e sim a criação de Vapor com a sua combinação com o Oxigênio. A produção do vapor pela combinação do Hidrogênio com o Oxigênio está sendo cada vez mais estudada no setor de energia. Entretanto, assim como nossos leitores, estaremos acompanhando a informação com o nosso time de engenheiros de acordo com os avanços.

Gere a sua própria Energia Solar

Conte com o nosso time de engenheiros especialistas em energia, e economize na Conta de Luz gerando a sua própria energia. Além da Energia Solar não emitir poluentes e não depender de nenhum abastecimento, você minimiza o nível de ruídos sem depender de turbinas. Tudo isso enquanto aproveita o espaço do telhado para gerar. Esta geração é viável não apenas em fazendas solares, mas também em sistemas para residências, comércios e até indústrias.