Enquanto trabalhamos com a instalação da infraestrutura para a recarga do Carro Elétrico observamos os principais medos que muitos tem na compra destes . Vamos entender melhor de onde vem estes medos, e como nossos especialistas te ajudarão na tomada de decisões de seu próximo veículo?
Vemos diversos veículos elétricos sendo anunciados como modelos de luxo, integrando o máximo de tecnologia em um carro. Contudo, seu maior diferencial está em seus motores elétricos, substituindo a combustão por energia elétrica. A forma que cada modelo funciona é como o definimos entre quatro modelos: Carros Micro-Híbridos, Híbridos, Híbridos Plug-In e 100% Elétricos. Como trabalhamos com pontos de recarga, nosso foco se volta aos dois últimos modelos, os carros Híbridos Plug-In e 100% Elétricos. Contudo, é importante que você sabia a diferença de cada modelo na hora da compra de seu carro elétrico.
Modelos do Carro Elétrico

100% Elétrico
Em um carro 100% Elétrico, ou BEV, eliminamos completamente o consumo de combustíveis e dirigimos apenas com o motor elétrico. Enquanto falamos da maior sustentabilidade e economia por quilômetro, também temos menos autonomia no veículo, ou seja, uma distância menor percorrida antes da recarga.

Híbrido Plug-In
O Carro Híbrido Plug-In prioriza o consumo de energia elétrica para o seu motor. Contudo, este ainda conta com um tanque de combustível. Em alguns modelos, este abastece um motor à combustão, enquanto modelos mais novos temos o combustível sendo usado na geração de energia para o motor elétrico.

Híbrido Convencional
O Carro Híbrido Convencional pode ser construído de duas formas, de acordo com a sua fabricante. Este pode operar somente com um motor elétrico, com a energia fornecida por um gerador à combustão, ou por meio de dois motores em um único veículo. Sua bateria não pode ser conectada em um carregador.

Mini Híbrido
Veículos Mini Híbridos contam com um motor elétrico pequeno, o qual funciona somente como um apoio para o automóvel. Este motor elétrico é usado principalmente para a partida do veículo e o início do movimento, devido ao seu torque instantâneo, assim como dos demais veículos elétricos.
Ainda vemos um mercado nacional onde muitos optam pelos veículos Híbridos e Plug-In. Isto é devido às incertezas que temos em relação ao veículo 100% Elétrico. Este é um medo comum para gerações que vivenciaram vários problemas com as baterias em seus eletrônicos. Apesar da maior parte desses medos existem por parte de nossa falta de confiança com as baterias, temos inúmeros avanços na tecnologia destas que viabilizam seu uso para os veículos. Ou seja, baterias muito mais confiáveis.
Os medos que impactam na compra do Carro Elétrico
Quando falamos sobre nossas instalações de carregadores, frequentemente nos perguntam sobre vários aspectos dos veículos elétricos. Entre estes, há dúvidas, incertezas e medos que fizeram com que alguém ainda não tenha considerado a compra de um veículo. Embora não sejamos vendedores de veículos elétricos, o entendemos bem para a maior segurança e eficiência de nossos sistemas elétricos. Dessa forma, quando possível, sanamos este tipo de dúvida com frequência.
Entenda a seguir os medos que muitos nos informam com a possibilidade de comprar um veículo elétrico. Esperamos que as nossas explicações te ajudem a tomar a decisão se o carro elétrico será a decisão ideal para você.
1 – A autonomia do Veículo Elétrico
Entre as perguntas que recebemos, a mais comum quando uma conversa sobre os veículos elétricos começa é em relação ao que acontecerá se ficarmos sem carga no veículo. Assim como em um carro à combustão, a falta de energia resultará na necessidade deste de ser guinchado. Em alguns modelos, é possível fazer a transferência da carga entre os veículos, assim como a “chupeta” que se faz em carros convencionais.
Contudo, para entender o medo que se tem com a autonomia dos veículos, precisamos entender melhor as características deste problema. A princípio, temos a combinação de dois fatores para o veículo elétrico que são duas preocupações para seus possíveis compradores. Primeiramente, a capacidade da bateria, e quantos quilômetros a energia armazenada nesta renderá. Em seguida, temos as questões da infraestrutura para a recarga do veículo, sua disponibilidade e o tempo para esta recarga.
1.1 – A Incerteza com a autonomia do veículo
O termo Autonomia trata-se de uma estimativa de qual a distância que o veículo elétrico será capaz de percorrer com a sua carga. Podemos o ver sob o mesmo ponto de vista de quando buscamos saber a eficiência do combustível, e quantos quilômetros podemos percorrer com o seu tanque.
No entanto, calculando pelo quilômetro por litro em comparação à bateria, temos cerca de um terço da autonomia. Outro ponto crítico, no entanto, está na eficiência dos modelos. Enquanto um veículo à combustão terá uma eficiência maior em estradas, o veículo elétrico se destaca na mobilidade urbana. Isto é devido às suas características, como o torque instantâneo e seus freios regenerativos, que aumentam a duração de suas baterias.
Dessa forma, podemos concluir que o uso do veículo elétrico não será recomendado para todo trajeto, porém continuará viável de acordo com o uso e necessidades de seus proprietários. Recomendamos que você verifique a sua rotina, considerando suas tendências de uso e a frequência de suas viagens.
1.2 – O medo de não ter onde carregar
No exterior, vemos exemplos de eletropostos que contam com um espaço para seus clientes, o que podemos comparar à sala VIP de um aeroporto. Aqui no Brasil, estamos vendo pontos de recarga rápida na estrada, que podem demorar de 30 minutos a uma hora, dependendo do veículo, instalados em conjunto à espaços comerciais.
Enquanto no cotidiano indicamos uma rotina de recargas, para viagens reconhecemos a importância de estudar percursos onde se tenha a disponibilidade destes carregadores. Acreditamos que conforme estes pontos de recarga rápida se tornarem mais comuns no Brasil, os medos na compra do Carro Elétrico reduzirão.
Trabalhamos com a instalação de infraestruturas para a recarga de veículos elétricos, onde atendemos clientes residenciais e comerciais. Como resultado, tornamos este meio de transporte sustentável mais viável, e ajudamos seus motoristas a terem a recarga de forma conveniente.
2 – Medo da demora na recarga do carro elétrico
Como mencionamos anteriormente, o tempo para a recarga é um medo comum na compra do carro elétrico. Isto é porque sob o ponto de vista destes possíveis compradores, temos um período prolongado onde este carro estará indisponível para o seu uso durante a recarga.
Temos dois casos de uso para a recarga do veículo elétrico, onde realizamos a recarga parcial ou total de um veículo elétrico. Parte deste medo na compra do carro elétrico vem da confusão que a recarga sempre deverá ser feita de forma total. Isto é, a recarga até o 100% da bateria do veículo. De acordo com os seus hábitos de uso, no entanto, poderá ser mais conveniente realizar a carga parcial conforme o uso do veículo. Por exemplo, em uma carga curta que seja o suficiente para a ida e volta do supermercado. Esta carga a um período mais longo de tempo, contudo, ainda será viável.
Instalamos carregadores para residências, e ocasionalmente em espaços comerciais, onde se tem este propósito. Te ajudamos a carregar em casa enquanto você descansa com a instalação de seu carregador Wallbox. E quando se trata de carregar na sua empresa, conte com uma solução segura, em que você terá todo o controle da carga e de quem estará usando o carregador. Carregue enquanto trabalha, e esteja pronto para sair com o seu carro elétrico em seguida.
Recomendamos que você experimente e encontre a rotina de recarga certa para você. Apenas quando experimentamos conseguimos encontrar a forma com a qual nos sentiremos confortáveis com o uso do carro elétrico. Dessa forma, você não precisará ter esse medo na hora da compra do seu carro elétrico.
3 – Medo da Vida Útil da Bateria do Carro Elétrico
Enquanto cada carro tenha suas variações, a vida útil das baterias está estimada em cerca de uma década. Isto parece uma má notícia para quem mantém o mesmo veículo por anos, ou costuma comprar carros usados. Além disso, este argumento é um dos maiores medos que interferem na compra do carro elétrico. Isto é devido ao medo de possíveis custos altos após a aquisição do veículo, com a sua manutenção e troca de peças.
Somos especialistas quando se tratam de baterias de alta capacidade. Dentre nossas soluções, trabalhamos com instalações de baterias para o backup de energia. Como resultado, temos um time de especialistas que estuda a viabilidade e longevidade de bancos de baterias. Dessa forma, podemos assegurar, em conjunto a estudos realizados pelo mercado, que a vida útil não será um problema.
Ao compararmos a estimativa com a longevidade real deste banco de baterias, vemos que esta s serão viáveis por um bom tempo, principalmente com a previsão da redução dos custos de fabricação. Sua estrutura em células de lítio possibilita mais eficiência na carga com o mínimo de perdas de sua capacidade de armazenamento.
4 – Incêndios Elétricos durante a recarga
Os cuidados elétricos devem ser seguidos em toda instalação elétrica para minimizar riscos. Por isso trabalhamos com o nosso time de engenheiros, não apenas cumprindo normas, como também implementando medidas de segurança além do mínimo necessário. Como resultado, preparamos nossos clientes para o futuro.
Este foi o caso com as normas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo este ano, onde a possibilidade do risco, visto que se trata de uma carga alta, requer cuidados especiais. Contudo, conforme o debate em relação às normas atingiu uma possível conclusão, pudemos ver que estamos em conformidade com estas normas desde o primeiro carregador que instalamos.
Não houveram registros de incidentes por conta do veículo, e somente de instalações indevidas. Devido às medidas de proteção encontradas nos veículos elétricos, este só receberá a carga quando identifica-se que a conexão está segura. Contudo, uma instalação mal feita poderá iniciar um incêndio elétrico, com o potencial de queimar toda a garagem ou imóvel. Evite este risco instalando com especialistas.
5 – Desvalorização do Veículo para a Venda
Existem diversos fatores que podem influenciar no valor de revenda de um veículo usado. Podemos considerar os medos que o público tem na compra do Carro Elétrico como o fator mais crítico para a sua desvalorização. Conforme a queda da demanda, há a desvalorização. Como se trata de um nicho mais específico, a demanda dos veículos elétricos será baixa, com uma boa parte dos interessados optando por carros novos.
Também temos a previsão da queda dos custos durante os próximos anos, assim como presenciamos nos últimos anos. Isto é devido aos meios de produção se tornarem mais familiares para as indústrias, com o comércio se desenvolvendo para as matérias-primas e componentes destes veículos . Conforme vemos processos de fabricação mais viáveis, menores serão os custos envolvidos para a produção destes carros, e que pagaremos pelos veículos.
Além de seu luxo, carros elétricos trazem a economia devido ao uso de uma fonte alternativa e limpa para seus motores. Como resultado, seu retorno não será apenas para reduzir suas perdas na revenda, mas também em toda a economia ao longo de sua vida útil.
Sem Medos na Compra do Carro Elétrico
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a escolher o seu próximo veículo. Caso sanar suas dúvidas tenha apoiado a decisão de um veículo elétrico, estamos prontos para te ajudar.
Instale o seu carregador de veículos elétricos com o nosso especialista e garanta a segurança e eficiência na sua recarga.