Estamos em um cenário com o surgimento de tecnologias emergentes onde a Indústria 4.0 já se tornou parte de nossa realidade. Este avanço tecnológico não apenas transforma o ambiente à nossa volta, como também a nossa interação com o mundo. Contudo este avanço tecnológico requer os devidos cuidados para se aproveitar os seus benefícios em uma linha de produção. Trabalhamos com um time de engenheiros para tornar os objetivos de sua indústria uma realidade.
Como está a Indústria 4.0 no Brasil?
Quando o tópico da industrialização vem à tona, diversas questões envolvendo o nosso cenário atual vem à mesa. Isto é, já usamos a tecnologia da Indústria 4.0 no Brasil, e esta atenderá nossas expectativas?
Contextualizando este termo para o cenário nacional, é importante reconhecer as características de cada indústria, e o que define a Indústria 4.0 e seus benefícios. Vale ressaltar que falamos de benefícios não apenas para a empresa, mas também para todas as partes envolvidas em cada etapa da industrialização. Sejam estes os proprietários e investidores, a mão de obra envolvida ou os próprios clientes e consumidores de seu produto. Cada uma destas etapas da industrialização pode ser definida pela sua tecnologia e como esta altera a forma pela qual a indústria opera.
Contudo no cenário atual do Brasil, continuamos distantes da Indústria 4.0. Isto é devido a inúmeros fatores em que é importante se investir, os quais vão além da compra do equipamento. Estes podem ser parte da própria metodologia de uma indústria, como em sua gestão e operações. Atualmente, a maioria das indústrias do Brasil podem ser consideradas como Indústrias 2.0. Isto é devido ao déficit da implementação de sistemas simples de controle e automação para atualizar suas indústrias além do mínimo necessário.
Indústria 1.0
Na primeira revolução industrial, tivemos a mecanização da produção. Isto é, a transição da produção artesanal para o uso de máquinas, aumentando o volume da produção e possibilitando a padronização dos produtos vendidos. Estes mecanismos eram rudimentares, principalmente em comparação aos que usamos hoje em dia, usando máquinas movidas à vapor que dependiam da queima de combustíveis. A princípio se trataram de indústrias têxteis, porém os avanços possibilitaram diversas tecnologias para atender a necessidade de inúmeros setores industriais.
Indústria 2.0
Marcada pela Eletrificação das indústrias, a indústria 2.0 contou com avanços nos processos de fabricação, viabilização de inúmeros processos e alterações do ambiente industrial. Podemos observar atualmente que a maioria das indústrias brasileiras se encontram neste cenário. Em muitas indústrias, já temos equipamentos de alta eficiência para a linha de produção, os quais são altamente dependentes da mão de obra de operários. Os principais benefícios destas mudanças está na segurança e eficiência para a indústria.
Indústria 3.0
Conforme o desenvolvimento da tecnologia dentro das indústrias, vemos a integração de medidas para o Controle e Automação em uma linha de produção. Entretanto é importante ressaltar que a automação não visa em substituir a mão de obra de operários, mas sim pela segurança e ergonomia. Como resultado, se reduzem os esforços repetitivos e o risco de lesões relacionadas a estes movimentos. Em adição, este traz o uso de sensores na indústria para soluções de controle da qualidade, e detecção de riscos. Isto viabilizará uma manutenção preditiva.
Indústria 4.0
Enquanto a Indústria 4.0 esteja sendo definida pela Digitalização e Uso de Dados, ainda se tem muito potencial pela frente que está sendo estudado. Apesar de ver o destaque nas implementações da Internet das Coisas, ou dispositivos IOT, estes dados vão muito além para o controle e gestão. Possibilitamos o controle mais preciso e a supervisão de uma linha de produção, visando em otimizar os resultados dos nossos clientes. Por meio de dashboards conectadas às máquinas de uma linha, seus gestores podem analisar toda a performance diretamente.
Integrando a tecnologia em sua Indústria
Muitas empresas buscam estar em dia com a tecnologia em suas linhas de produção com o propósito de ter mais competitividade dentro de seus setores. Reconhecemos antes de tudo a importância do uso adequado do equipamento pelas partes envolvidas . Dessa forma, uma indústria raramente terá bons resultados na transição imediata da Indústria 2.0 para a 4.0, sem se familiarizar à operação da Indústria 3.0.
Em uma indústria pronta para o futuro, nós desenvolvemos nosso projeto com o intuito de facilitar a atualização da linha de produção. Para muitas indústrias, isto significará implementar dispositivos para a automação básica, sensores e painéis de controle. Dessa forma se terá uma transição mais leve para que sua equipe crie hábitos de uso desta. Em outras palavras uma melhoria contínua durante este período, que poderá ser de transições para o bom uso da tecnologia. Também vemos este período como a oportunidade para testes e ações estratégicas dentro da empresa.
Controle e Automação
A tecnologia que definiu a Indústria 3.0 ainda é considerada uma inovação para muitas indústrias do Brasil. Isto é porque ainda vemos muitas soluções envolvidas neste meio como um alto investimento ou mesmo um luxo. Entretanto, inúmeros casos de sucesso usam estas tecnologias como parte de sua rotina. Como mencionamos anteriormente, o propósito da automação não está em substituir a mão de obra, mas sim facilitar o trabalho humano na linha de produção. O papel da tecnologia é que ela se adapte para o humano, e não o contrário.
Podemos ver o uso de sensores na automação para o controle da linha de produção e leitura de Indicadores-Chave para seus gestores. Estes podem vir em diversas formas, o que permite o controle do tempo da produção, medições nas máquinas ou questões qualitativas. Como resultado, não apenas estes possibilitarão a maior qualidade da produção e o controle da eficiência da linha, como também indicarão o momento certo para minimizar o volume de falhas. Este uso dos dados é conhecido como a manutenção preditiva, a qual reduzirá as perdas de uma indústria pelo volume de defeitos e tempo parado das máquinas.
Enquanto este controle e automação sejam fatores que se destacam na Indústria 3.0, se familiarizar com estes é a base para a próxima etapa de seu avanço tecnológico. Isto é, a Indústria 4.0. Como desenvolvemos nossos projetos com o intuito de integrar soluções com um alto custo-benefício, contamos com um time de engenheiros especialistas. Tratando-se de grandes obras em uma indústria, o projeto é uma etapa crítica para o planejamento, e este deve considerar estes equipamentos e seus usos.
O que podemos te entregar da Indústria 4.0?
Enquanto a Indústria 4.0 aplique a tecnologia em diversas formas, desde as redes de dados até a implementação da Inteligência Artificial, nosso destaque está na conexão. Como não trabalhamos com a Tecnologia da Informação, nosso principal papel estará na infraestrutura e o trajeto para o lançamento de cabos. Entretanto, isto terá o início pela definição de quais as tecnologias que nossos clientes precisam ou desejam implementar em seus projetos.
Nossa Engenharia de Detalhe considera as especificações de cada equipamento como a primeira etapa para desenvolver as etapas necessárias em uma obra. Seja na criação de uma fábrica nova, a ampliação de uma fábrica existente ou a renovação de uma linha de produção, preparamos nossos clientes para o futuro. Tenha o melhor retorno com o seu investimento com um projeto altamente preciso.