🇺🇸

Gestão de Projetos: Tornando metas em realidade

Além de desenvolver projetos e a engenharia de detalhe para as indústrias, também oferecemos a gestão de projetos com o intuito de assegurar a boa execução destes. Nesta gestão, coordenamos as partes envolvidas em um projeto, como seus colaboradores, fornecedores e empresas contratadas para a sua execução. Como resultado, trazemos mais precisão e controle sobre o que está ocorrendo em seu projeto. Seja este controle nos prazos ou sobre a qualidade do que está sendo executado.

O que é a Gestão de Projetos

A gestão de projetos é um conjunto de ferramentas, técnicas e métodos que aplicaremos em cima das atividades necessárias nos requisitos de seu projeto. Seu responsável, o gerente de projetos, será responsável pelo atendimento destes requisitos, supervisionando as partes envolvidas que desenvolverão estas atividades.

Visamos pela forma mais eficaz de realizar esta gestão dentro do contexto de cada um de nossos clientes. Para isto, alinhamos as expectativas do projeto ao trabalho das partes envolvidas nestes. Assim priorizamos a eficiência em seus prazos e custos.

De acordo com o o Project Management Institute, a autoridade internacional desta área, esta gestão deve ser dividida em cinco etapas, as quais acompanharemos durante os projetos de nossos clientes. Estas etapas são o Início, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e a Conclusão do projeto. Embora idealmente estaremos envolvidos desde o início, há casos em que buscam nossos especialistas durante o decorrer destes projetos.

Em virtude destas etapas, aplicamos os conhecimentos de nossos gestores no desenvolvimento de cada projeto, adaptando nossas metodologias de acordo com as necessidades dos nossos clientes.

Metodologia

Quando falamos da Engenharia, suas definições sempre envolvem um termo: a Metodologia. Definimos este termo como o estudo de métodos, ou em outras palavras os caminhos que seguiremos para atingir os objetivos que determinamos. Este envolve um conjunto de regras, práticas e processos que usamos para conduzir pesquisas, projetos e atividades. Dentro da Gestão de Projetos, aplicamos estas metodologias em ferramentas onde acompanhamos o trabalho das partes envolvidas. Ao passo que acompanhamos o desenvolvimento do projeto com nosso time de especialistas, trazemos mais segurança aos investidores ou clientes deste projeto.

Dentre estes, você contará com nosso gerente de operações, com mais de 30 anos de experiência em coordenação de projetos e instalações em grandes obras da área de Papel e Celulose. Combinamos esta experiência com o foco na inovação e tecnologia de nossos engenheiros mais jovens, incentivando a troca de conhecimento entre a equipe para obter o melhor de ambas as partes. Esta é apenas uma parte de como trabalhamos internamente com o objetivo de integrar os melhores resultados nos projetos que gerimos, assim como em nossos próprios projetos.

Ao passo que trabalhamos com a combinação da experiência e inovação, aplicamos a nossa metodologia única na solução de nossos clientes. Como resultado, suavizamos a implementação da tecnologia até mesmo em indústrias mais tradicionais, usando as técnicas que funcionam e já estão acostumadas enquanto integramos as novidades do setor.

Quando a Gestão de Projetos é necessária?

Todo projeto deve contar com uma gestão para atingir seus objetivos de forma objetiva e dentro dos prazos. Seja este um projeto leve e de baixo impacto, ou em grandes obras. Contudo é mais comum que vejamos gestores dedicados em projetos com investimentos e riscos maiores, reduzindo estes riscos com a precisão do acompanhamento de sua execução. Em projetos menores, também temos o uso das técnicas da gestão para projetos, a qual fazemos com um gestor ou, mais frequentemente, seus próprios participantes.

A definição de um projeto é como um esforço temporário com o início e fim determinados, e um único objetivo definido. Nosso papel como gestores está no direcionamento destes esforços de tal forma que atenderemos o objetivo de forma precisa. Fazemos isto por meio da coordenação das partes envolvidas, suas tarefas, prazos e quais destas tarefas são interdependentes. Quando realizamos a gestão de projetos aplicamos as ferramentas relevantes a cada aspecto do projeto. Assim retornamos dados relevantes para o cliente que se beneficiará deste projeto.

Controle de Prazos

A parte mais importante de nosso trabalho na gestão de projetos está no controle dos prazos. Identificamos nesta as tarefas que serão relevantes ao projeto, definidas em seu início e planejamento com o propósito de identificar seus prazos. Realizamos organização destes considerando a interdependência das tarefas. Isto é, o que precisamos fazer dentro de um prazo, dando continuidade ao projeto de forma a reduzir atrasos e interrupções. Quando identificamos a causa de um possível atraso, também averiguamos a qual parte envolvida este estará atribuída, bem como os riscos que este trará para todo o cronograma.

Observamos prazos acirrados em indústrias, principalmente quando há a necessidade de planejarmos uma parada de sua operação. Dessa forma, acompanhamos estes prazos de forma rígida com o objetivo de assegurarmos a conformidade de todos os preparativos. Como resultado, temos uma parada mais breve para as operações necessárias e assim retornamos à produção o mais breve que possível, minimizando as perdas das indústrias.

Partes envolvidas em um projeto

Quando falamos de partes envolvidas dentro de nossos projetos, estas se tratam de empresas e pessoas. Estas podem ter um vínculo direto à empresa, como colaboradores, ou indireto, por meio de fornecedores e prestadores de serviço. Uma vez que temos projetos grandes para indústrias, é comum vermos supervisores de equipes como os representantes por grupos de tarefas. Estes são responsáveis pelas tarefas da empresa do projeto que supervisionamos, com quem acompanharemos o desenvolvimento destas tarefas.

Ao formatar uma estrutura analítica do projeto realizado, associamos as partes envolvidas, suas tarefas e qual será a área onde esta atuará. Em virtude de identificarmos estas áreas para a atuação de cada tarefa, é possível visualizar como cada colaborador ou empresa interage entre si. Por exemplo, o atraso para a compra de um equipamento pode resultar no fornecedor não conseguir entregar dentro do prazo planejado, e portanto impactar toda a instalação que seria feita na parada de uma indústria.

Paradas programadas

A princípio os prazos dos preparativos de um projeto culminam em um objetivo claro: a implementação deste projeto. Já que falamos de projetos para indústrias, é necessário planejarmos como realizaremos esta implementação, e quais serão os impactos para a indústria antes, durante e após esta. Para projetos que envolvem as linhas de produção, maquinários existentes e seus sistemas, isto requer a interrupção desta linha de produção. Realizamos a gestão de projetos coordenando as atividades que realizaremos neste período com o intuito de reduzir o tempo destas paradas na indústria. Isto é importante para reduzir as perdas relacionadas a interrupção das operações de nossos clientes.

Nas indústrias de papel, vemos máquinas que trabalham ininterruptamente a uma velocidade de quilômetros por hora para produzir bobinas de papel. Estas resultarão em centenas de milhares de toneladas de embalagens ao ano. Por consequência, uma parada trará prejuízos de milhares de reais em poucos minutos para os clientes com quem trabalhamos nestes projetos. Estamos conscientes deste impacto desde o início do planejamento de nossos projetos como uma forma a qual conscientizamos nossa equipe para a gestão destes prazos dentro do projeto. Como resultado, minimizamos este período com o propósito de reduzir os impactos desta interrupção das linhas de produção.

Ajudaremos na gestão de seus projetos

Existem diversas técnicas e métodos usados para a realização da gestão de projetos. Trabalhamos com o nosso time de especialistas identificando qual será a ferramenta adequada conforme as necessidades de cada cliente. Iniciamos com o mapeamento de quais serão as fases principais para o seu objetivo, assim como apontado pelo PMI, o qual mencionamos anteriormente. Este desmembramento do projeto ajudará a definir as tarefas que definem o “percurso crítico” para este projeto e tarefas que as apoiam. Como resultado aplicamos técnicas que ajudarão a assegurar os resultados do projeto para nossos clientes e seus investidores, trazendo mais supervisão e controle sobre o projeto em que estamos envolvidos.